Enterrado corpo de José Luiz Anchite, deputado e ex-prefeito de Barra do Piraí

0

 BARRA DO PIRAÍ

Faleceu na madrugada de sexta-feira o deputado estadual e ex-prefeito de Barra do Piraí, José Luiz Anchite (PP), 73 anos. Ele estava internado há mais de uma semana no Hospital da Unimed, em Volta Redonda, onde faleceu em decorrência de problemas renais. O corpo foi velado durante todo o dia na Capela Bom Jesus, em Barra do Piraí. O enterro aconteceu no final da tarde de hoje no Cemitério Santa Rosa. Durante todo o dia diversas pessoas foram se despedir de Anchite, além da população, passaram pelo local diversas autoridades.
Anchite era cardíaco, hipertenso, diabético e vinha lutando há algum tempo contra problemas renais. Fazia hemodiálise 12 horas por dia, segundo informações de pessoas próximas.

Ele foi prefeito de Barra do Piraí por dois mandatos de 2004 a 2012. Elegeu-se deputado em 2014 a deputado estadual pela cidade que há quase 30 anos não tinha um representante na Assembleia.

Já eleito deputado estadual, foi convidado pelo Governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando de Souza Pezão, para ser secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca, cargo que ocupou por 15 meses, retornando à Alerj em junho de 2016.

Como prefeito Anchite fez várias obras. Foram centenas de ruas asfaltadas e pavimentadas, vários manilhamentos feitos, drenagens, construção de mais de seis escolas novas, creches, postos de saúde, construção e ampliação do novo mercado municipal, a implantação da faculdade à distância em Barra do Piraí com o Polo Cederj, construção de estações de tratamento de água, a abertura de duas novas e modernas salas de cinema, a Dragagem do Rio Piraí, a inclusão do Município na Lei de Redução do ICMS, a implantação do Polo Audiovisual de Barra do Piraí, implantação dos sinais de trânsito, a construção da Delegacia Legal, a implantação do CVT, a aquisição do prédio da Secretaria de Educação, a reabertura da UTI da Santa Casa, a abertura dos portões gratuitamente na Exposição Agropecuária do município, o resgate do Natal da nossa cidade, construção de ginásios e quadras poliesportivas, revitalização e urbanização de praças em todo o município, dentre outras realizações.
Em sua gestão a cidade de Barra do Piraí ficou entre as cinco melhores cidades do estado e entre as 100 melhores do país em gestão fiscal pelo índice medido pela Firjan.

O ex-prefeito deixou duas filhas e uma esposa, com quem era casado há 39 anos.

LUTO DE TRÊS DIAS

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) decretou luto oficial de três dias em virtude do falecimento de Anchite. O presidente da Casa, deputado André Ceciliano esteve no velório do político e disse que era muito presente e querido na Assembleia. “Ele tem um legado em Barra do Piraí. Vamos sentir sua falta. Que Deus conforte a família e a todos nós”, disse.

Amigo pessoal de Anchite, o deputado Paulo Ramos também esteve presente em Barra do Piraí. Ele também mencionou o quando era companheiro, uma espécie de conselheiro de todos. “Ele deixou uma contribuição. Já que não temos o poder da vida eterna, deixemos um legado e isso tenho certeza que ele deixou por aqui”, falou.

O atual prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, também se manifestou. Ele lembrou que há quase 20 anos começou sua vida pública na cidade, ao lado de Anchite. Mesmo que adversário em campanhas políticas, fez questão de dizer que quando ela acabava, terminava também a rivalidade. “Agradeço pela oportunidade de termos sempre, eu e ele, o discernimento de saber que éramos adversários apenas em palanques opostos. Zé Luiz governou a cidade em uma outra fase da política brasileira e, com isso, somado à sua habilidade como gestor, fez grandes obras, que jamais serão esquecidas. Deu uma contribuição histórica ao município e à vida das pessoas”, destacou, lembrando que no último ano se reaproximou do ex-prefeito.“Zé Luiz vai viver para sempre na memória do povo, nas praças de Barra do Piraí. Foi ele quem deu à cidade uma cara nova e escreveu seu nome não somente nas placas de inauguração; escreveu seu nome na história desta cidade”, completou.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !