ANGRA DOS REIS
A direção municipal do PT de Angra dos Reis e a família comunicaram nesta sexta-feira, dia 27, oficialmente o falecimento do ex-prefeito e ex-deputado Neirobis Kazuo Nagae, aos 80 anos. Neirobis estava internado há alguns dias no Hospital Geral da Japuíba, em Angra, com quadro de pneumonia.
Uma das lideranças mais representativas do PT no interior do Estado, Neirobis era cirurgião dentista aposentado e chegou a Angra nos anos 1950, no âmbito da imigração japonesa no Brasil. Foi eleito prefeito em 1988, governando até 1992, sendo o primeiro prefeito petista no Rio. Era filiado ao PT há 40 anos. Sua gestão foi marcada por forte expansão no investimento na educação, a realização de concursos públicos, abertura de praias, contenções nas encostas e a implantação de conselhos populares. Ao final da gestão, obtinha 90% de aprovação popular.
Neirobis também foi deputado estadual entre 1995 e 1998 e presidiu a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa (Alerj), além de integrar a Mesa Diretora. Em 1997 foi escolhido pelo jornal O Dia como um dos três melhores deputados do Estado. Em 1999 foi agraciado com a Medalha Tiradentes, a mais alta comenda do Poder Legislativo Estadual.
“Neirobis foi sem dúvidas um divisor na história de Angra. Com ele, todos aprendemos que a política pode ser exercida de forma honesta e visando a coletividade. Um líder sábio e humilde. Fará muita falta”, resume Alexandre Klippel, presidente municipal do PT.
O corpo do ex-prefeito será velado na capela mortuária ao lado da igreja Matriz, no Centro de Angra. Até o fechamento da edição o horário do velório não havia sido informado.