BARRA MANSA
Os moradores do bairro Siderlandia procuraram o A VOZ DA CIDADE para reclamar de uma tubulação de água pluvial que vem causando o medo nos residentes. Segundo os relatos, o equipamento foi inserido há cerca de 20 anos, e nos últimos anos foi constatado que a tubulação está deteriorada e precisa ser trocada. O medo é que, com a chegada das chuvas e o péssimo estado do cano, o solo afunde e gere maiores transtornos para a comunidade, podendo até mesmo causar um acidente. A tubulação passa por toda a extensão da Rua São Vicente de Paula.
A outra reclamação é que, em dia chuva a rua fica totalmente alagada, e isso preocupa os moradores ainda mais. Segundo os relatos, em 2015 o chão teria cedido por causa do cano, na época foi feito o reparo para tampar o buraco e foi repassado aos moradores que o tudo estaria ‘podre’. Ainda de acordo os relatos, já foram realizadas várias reclamações, mas a prefeitura teria dito que a obra tem um custo muito alto e não seria possível realiza-la.
O residente Sebastião Malaquias Peixoto, contou que a rua já passou por várias manutenções por causa da tubulação. “Existe um processo na prefeitura de 2015 por causa dessa situação. E depois desse acontecimento, outros buracos já se abriram na rua por causa do mesmo motivo”, afirmou, contanto que ele mesmo já teria realizado várias reclamações. “O tubo não passa só pela rua, ele está também em baixo das casas, e se algum dia ele cair de vez, muita gente vai ser prejudicada”, disse.
Outro morador que reclamou foi Silvio de Souza, de 73 anos. Ele é aposentado, e durante 35 anos foi encarregado no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). “Quando estavam colocando a tubulação aqui, eu já estava trabalhando no Saae e eu vi a história toda”, disse, completando que ao olhar para rua, tudo parece estar normal, mas o problema real fica em baixo do solo. “O perigo é que o tubo está podre e, a qualquer momento uma tragédia pode acontecer. Nessa rua sempre entram caminhões com carga pesada, e com o peso, a tendência é a rua ceder”, contou.
O A VOZ DA CIDADE entrou em contato com a prefeitura que, através da Assessoria de Imprensa, informou que, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Susesp) e o Saae disseram que vão enviar técnicos ao local nos próximos dias a fim de realizar o levantamento de custos para a obra de construção de nova tubulação de água pluvial na rua. Disseram ainda que diante da impossibilidade de o município arcar com os custos desses serviços, vão buscar recursos junto ao Governo Federal para a execução da obra visando atender ao pleito da comunidade.