>
a voz da cidade 970 x 150 px

Moradores se queixam do estado precário do bairro Santa Cruz, em Volta Redonda

Por Tânia Cruz
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA
Mato alto, ruas esburacadas e escuras, espaço de lazer com brinquedos quebrados e mato, som alto em eventos irregulares de quinta-feira a domingo. Esses são os principais problemas que os moradores do bairro Santa Cruz, em Volta Redonda, têm enfrentado. As queixas são de moradores de várias ruas, como da Ex-Combatentes e Sebastião Aristides. O Governo Municipal garante que a Secretaria Municipal de Infraestrutura (SMI) tem reforçado os trabalhos de limpeza e manutenção urbana e que as equipes irão ao bairro, conforme a programação.
De acordo com os moradores, andar pela Rua Sebastião Aristides à noite está bastante perigoso, já que a maioria das lâmpadas estão queimadas e não são trocadas. Declararam ainda que nessa mesma rua, além da escuridão têm ainda as festas irregulares que são realizadas diariamente de quinta-feira a domingo. Lembraram os reclamantes, destacando que nesses eventos o som é tão alto que parece estar dentro das residências de quem quer e precisa descansar, pois trabalha e assim tem que a acordar cedo.
LÂMPADAS QUEIMADAS
Em relação às queixas sobre lâmpadas queimadas, a prefeitura informou ao A VOZ DA CIDADE que a iluminação de toda a cidade está sendo trocada por lâmpadas de LED, seguindo o Plano de Mobilidade Urbana. Ainda conforme a prefeitura, já foram substituídos mais de 8,2 mil pontos de luz pelos bairros, incluindo o Santa Cruz. Em breve, a troca chegará mais ao interior dos bairros. “Em caso de lâmpadas que estejam queimadas ou quebradas, o cidadão pode entrar em contato com a prefeitura pelo 156 e solicitar a troca”, destacou a nota da prefeitura.
Ainda de acordo com a prefeitura, sobre o som alto, a Secretaria Municipal de Ordem Pública tem realizado fiscalizações e operações em conjunto com outras forças de segurança para atender denúncias de moradores sobre irregularidades como eventos ilegais. As ações do “VR em Ordem” são rotineiras e muitas acontecem com base nas denúncias feitas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e outros canais de comunicação, como o 156, da Central de Atendimento Único e o 190 da Polícia Militar.
Ainda de acordo com os moradores, os buracos nas ruas e o mato alto em várias partes do bairro também tem incomodado bastante. Disseram que, muitos locais estão cobertos pelo mato, como o Cras, que agora está atendendo toda a população enquanto o Posto de Saúde está em obra, além do espaço de lazer para crianças e adultos. “Aqui na praça, além do mato alto, os brinquedos e os equipamentos de ginásticas estão quebrados. As férias estão acabando e as crianças sem lugar para se divertir”, reclamou uma moradora.
LIMPEZA E MANUTENÇÃO URBANA
A prefeitura explicou também que, a SMI tem reforçado os trabalhos de limpeza e manutenção urbana, iniciando a semana com 200 profissionais nas ruas, em mais de 50 bairros, atuando também na recuperação de equipamentos públicos. Lembrou que a chuva acelera o crescimento do mato e com melhora do tempo, os serviços de capina, roçada e remoção de entulho estão sendo intensificados pelos bairros e que as equipes irão ao bairro Santa Cruz, conforme a programação.
No caso de diversão para as crianças de férias, a prefeitura ressaltou que está realizando até o dia 3 de fevereiro a “Colônia de Férias de Verão”, por meio de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação (SME), Cultura (SMC) e Ação Comunitária (Smac), além da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre). A programação conta com oficinas esportivas e culturais, além de recreação e passeios, e um lanche por dia para os participantes. O Ginásio Poliesportivo do Santa Cruz está sediando atividades para os moradores do Santa Cruz I e II, além do Santa Rita do Zarur.
O presidente da Associação de Moradores do Santa Cruz, Alexandro Bandeira de Andrade, explicou que está sempre tentando fazer a parte que cabe à entidade, mas que a população também tem que cuidar do bairro, como não jogar entulhos nas ruas, colocar o lixo de fora da casa somente no dia em que o caminhão do lixeiro passar e cuidar da área de lazer sem destruir os brinquedos e aparelhos de ginástica.


 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos