PORTO REAL
Moradores do Jardim das Acácias e de bairros vizinhos reclamam das condições de uso da passarela que dá acesso a linha férrea. A via é muito utilizada tanto de dia como à noite por moradores que precisam pegar o transporte coletivo que passa na rua Comendador Seigo Chokio.
De acordo com o Jeremias Lopes Gonçalves, entre as melhorias que precisam ser feita está a recuperação da cabeceira da passarela com a fixação de concreto para conter o barranco que está cedendo. Outro pedido é para a colocação de escoria ou a construção de uma calçada de acesso a passarela e a colocação de uma iluminação para garantir a segurança dos transeuntes do local. “Já houve casos de pessoas, principalmente mulheres, terem sido abordadas ao atravessarem a passarela. A má conservação do local tem gerado uma sensação de insegurança dos usuários”, afirma Jeremias.
Reforma de passarela e iluminação para garantir a segurança do usuário estão entre as reivindicações
O morador revela que em maio foi encaminhado um ofício ao então vice-prefeito e Secretário de Obras, Ailton Marques solicitando obras no local. No mesmo mês, levou o problema ao Ministério Público Estadual (MPE) que expediu um ofício a Prefeitura para que se manifestasse sobre os problemas reclamados pelos moradores. “Estamos aguardando uma atitude da Prefeitura porque estamos nos sentindo abandonados”, diz Jeremias, lembrando que a melhoria no serviço de transporte público no bairro também vem sendo uma luta dos moradores.
Além da recuperação da passarela, os moradores pedem também a colocação de um redutor de velocidade na Rua 3, entre os números 208 e 213. A justificativa para o pedido é devido a grande quantidade de crianças e animais domésticos que transitam pela via e que pode ocasionar um acidente.
NOTA
Em nota a Prefeitura informou, por meio da Assessoria de Comunicação que com relação ao redutor de velocidade, a orientação é para que a comunidade a formalize uma solicitação junto à Secretaria Municipal de Ordem Pública, que fará a análise se o local atende aos pré-requisitos do código de trânsito.
Quanto a iluminação nas passarelas, a administração municipal informou que a extensão da rede de baixa tensão no Jardim das Acácias já foi solicitada pela Prefeitura junto à Enel (antiga Ampla), mas ainda não há prazo para a execução do serviço.
Já em relação a reforma da passarela, a Prefeitura prevê a contratação ainda em 2017 de serviços de recuperação das calçadas e passarelas, que vão melhorar a acessibilidade do bairro em diversos pontos. Informou ainda que nesta segunda-feira, dia 11 de setembro será assinada uma ordem de serviço para o início do serviço de pavimentação que atenderá ruas dos bairros Freitas Soares e Jardim das Acácias. Esta obra é fruto de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Alexandre Serfiotis.