VOLTA REDONDA
Nem a mudança de empresa fez melhorar o transporte coletivo no bairro Açude. Mesmo depois que passou a operar as linhas da Viação Sul Fluminense, a atual empresa vem recebendo críticas dos usuários. As queixas variam entre o não cumprimento de horários, mudanças de itinerários e principalmente a superlotação.
A moradora e usuária do transporte público, Hellen Mara da Silva, de 27 anos, relatou que todos os dias chega atrasada no trabalho e no final do mês vem descontado no seu pagamento. “Infelizmente a quantidade de ônibus no bairro não é o suficiente para atender os usuários e a empresa atual responsável pelo serviço está fazendo o que quer e não respeita os horários. Ninguém nada faz e isso não só prejudica os moradores do bairro Açude, mas também de outras localidades como o Retiro, pois também dependem do transporte público”, reclamou a mulher.
O líder comunitário André Luís, o André do Esporte, relatou também que já fez várias reclamações e tudo em vão, pois não resolveram nada. Declarou ainda que a viação Elite simplesmente do nada tirou a linha 310 que fazia a linha Açude x Santa Cruz. “Pasmem, agora ela só vai até o final do Retiro prejudicando os moradores do Açude. Além disso, a empresa mudou os itinerários das linhas 525 e 530 que iam até o Jardim Amália. Agora o itinerário da linha 525 vai somente até a Avenida Amaral Peixoto e o 530 é um circular Casa de Pedra. Muitos foram prejudicados com essa mudança sem mais nem menos”, relatou André do Esporte.
DIVERSAS RECLAMAÇÕES
André do Esporte ressaltou ainda que, já fez diversas reclamações, via whatsapp da prefeitura, reclamações em rádios, mídias sociais e até agora nada foi resolvido. “Tá difícil de ir e voltar do trabalho. Um exemplo é se você pega as 7 no trabalho, tem que sair de casa duas horas antes e vise versa. Tá difícil o transporte público. É muita reclamações e nada é resolvido, aliás até piora né, como aconteceu desde do dia 11, simplesmente tiraram a linha 310 do Açude”, queixou-se o líder comunitário.
Em relação aos horários de final de semana, de acordo cos reclamantes, é pior ainda. Disseram que o tempo de espera chega a ser superior a mais de uma hora. “Uma falta de respeito com os usuários que pagam uma tarifa cara por um transporte público de péssima qualidade”, destacou André , lembrando que esse não é um problema somente do Açude, mas de toda a cidade.
MAIS QUEIXAS
Outro que reclamou foi o também morador do Açude e usuário do transporte coletivo, o agente de suporte comercial da Light S/A, Bruno Machado. Declarou que o transporte público municipal de Volta Redonda está um caos e sindicatos e Associações de Moradores estão impotentes. “Enquanto isto trabalhadores e estudantes sofrem com lotação, veículos em péssimo estado de conservação, falta de organização de horários e pontos de ônibus deteriorados”, contou Bruno.
Muitos moradores reclamam se queixaram ainda dos horários, tempo de espera superior a uma hora e ônibus lotados em horário de pico. Segundo informações dos moradores sobre horários, a nova empresa responsável pelas linhas de ônibus, respondeu que os horários são estabelecidos pela Orefeitura de Volta Redonda.
O também morador Juannes de Paula Damasceno falou sobre a mudança de empresa. Lembrou que quando a viação Sul Fluminense operava no bairro Açude, apesar das péssimas condições dos ônibus, mantinha alguns horários acessíveis como o das 6 da manhã que do ponto final saiam 5 ônibus com destinos diferentes. “Hoje com a viação Elite simplesmente só sai um ônibus as 6. O aplicativo não funciona tão bem assim. Fiz um teste em um ponto e no aplicativo dizia próximo Açude daqui a 2 minutos. E de repente o ônibus sumiu e só passou quase 40 minutos depois, um absurdo”, relatou Juannes.
INTERVENÇÕES E MUDANÇAS EM LINHAS
A Prefeitura de Volta Redonda garante que tem feito intervenções e mudanças em linhas do transporte público, visando um melhor atendimento à população. Muitas linhas de ônibus já apresentaram melhoras em relação a horários e frequência, por exemplo. Mesmo assim, a administração municipal segue trabalhando para melhorar diariamente as condições do transporte público para os usuários.
A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (STMU) vem realizando fiscalizações regulares nas linhas de ônibus, além de monitorar os veículos com uso de GPS. São verificadas as
condições dos ônibus e outros requisitos para o atendimento adequado aos usuários. Quando as equipes encontram alguma irregularidade, a secretaria orienta e, em alguns casos, emite notificação, multa e até efetua recolhimento do ônibus.
Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.