QUATIS
Os moradores da cidade de Quatis entraram em contato com o A Voz da Cidade para denunciar a falta de água tratada nos bairros Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Boa Vista, Jardim Independência, Alto Paraiso, Vereador Victor Marcondes e Nossa Senhora das Dores. Os moradores relataram que, mesmo entrando em contato com a prefeitura, não foram fornecidas informações ou soluções sobre o problema.
De acordo com a empresária de 28 anos, Thamires da Silva, os moradores estão sem água potável há dias. “Estamos sem água tratada há mais de uma semana, somos dos bairros da parte alta do município, que mais sofrem nessa época do ano sem água tratada. Entramos em contato e sem sucesso não obtivemos resposta”, disse.
A falta de água no município prejudica o bem estar da população e segundo a moradora isso prejudica também na higienização para proteger contra a Covid-19 e o problema não é de hoje. “Sem a água potável, não conseguimos fazer a higienização necessária, nem nos proteger dessa pandemia em que estamos enfrentando. Moro em Quatis há 28 anos e sempre passamos por isso, porem nessa gestão os problemas pioraram e nada se resolve”, lamentou Thamires, acrescentando que um caminhão pipa não resolve a questão do abastecimento ou não dá conta de abastecer todas as casas, precisando ser realizada uma mobilização dos moradores para tentar sanar o problema.
“Diante da possibilidade de falhas na distribuição de água, estamos reunindo um grupo de moradores para fazer essa reclamação ao Executivo, já que não temos a satisfação do problema e nada se resolve sem que a população se manifeste, estamos tomando a iniciativa”, pontuou.
A dona de casa, Gisele Cristina, de 38 anos, também está sendo prejudicada com o problema e precisou mudar a rotina para se estabelecer durante a falta de água. “A falta de água nos prejudica em tudo. Fora os serviços de casa o uso do banheiro tudo fica mais difícil, estou tendo que lavar roupas na minha mãe que mora em outro bairro”, relatou.
O jornal A Voz da Cidade entrou em contato com a Prefeitura de Quatis, que emitiu uma nota sobre o assunto, informando que há um problema nas bombas de captação de água dos rios Ribeirão do Lima e Lavapés ocorrido na quarta-feira, dia 30, o que prejudicou o fornecimento à população, principalmente, das residências situadas na parte mais alta da cidade. “Além dos equipamentos terem sido trocados, foram instalados mais duas bombas, uma em cada rio para aumentar a capacidade de captação de água para ser tratada. Além destes dois pontos, há a captação que é feita no Rio Paraíba. O sistema passou dos 55 litros por segundo de água captada para tratamento para 80 litros por segundo. Com isso, o município está com a sua capacidade de tratamento de água acima do normal, tudo isso para que possa normalizar o fornecimento para toda a população”, informou, acrescentando que a recuperação dos níveis dos reservatórios de água potável leva um certo tempo para distribuição na cidade.
“A recuperação dos níveis dos reservatórios de água potável leva um certo tempo para serem restabelecidos ao patamar ideal de distribuição na cidade. Outro problema, é que devido ao calor dos últimos dias, está ocorrendo um alto consumo de água nos imóveis da parte baixa da cidade. Isso torna ainda mais lenta a chegada de água para os moradores na parte alta”, disse a nota da prefeitura.
A Prefeitura solicitou aos moradores da parte baixa da cidade que reduzam o consumo de água nesses dias mais quente. Evitem lavar carros, ruas e calçadas. Desse modo, a distribuição para as residências localizadas na parte alta da cidade chegará mais rápido.