Moradores de Itatiaia fazem passeata e paralisam por alguns minutos a Via Dutra

1

ITATIAIA/RESENDE/QUATIS

Moradores de Itatiaia realizaram, na tarde desta segunda-feira, uma passeata pelas ruas de Itatiaia e fecharam parcialmente a Via Dutra, na altura da entrada da cidade. A passeata pacífica foi organizada pelo Movimento “Vem Pra Rua de Itatiaia” em apoio aos caminhoneiros.

Manifestação aconteceu por volta das 16 horas-Redes Sociais

Ao som do Hino Nacional, os manifestantes fizeram concentração no bairro Jardim Itatiaia por volta das 15 horas, seguiram até a frente ao Destacamento do Corpo de Bombeiros. De lá, o grupo formado por mais de 200 pessoas e seguiram até a Via Dutra. Com cartazes nas mãos, bandeiras do Brasil e alguns vestidos de verde e amarelo, os integrantes carregaram cartazes com as frases “Somos todos caminhoneiros”, “Brasil igual para todos e “Políticos pensem no povo”.

A passeata pacífica foi organizada pelo Movimento “Vem Pra Rua de Itatiaia”-Redes Sociais

“Que coisa linda! Itatiaia, uma cidadezinha pequenina e os somos nós pedindo o Brasil de volta. Itatiaia está de Parabéns”, disse um dos integrantes da manifestação de apoio.

FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS NA PREFEITURA DE ITATIAIA

A Prefeitura de Itatiaia informa que em virtude da ‘Paralisação dos Caminhoneiros’, e reflexos da greve por todo país com a falta de combustível, alguns serviços públicos estão temporariamente suspensos. As medidas são preventivas e com a finalidade de evitar transtornos para a população durante o período de desabastecimento.

No setor de Educação, as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino estão suspensas nesta terça (29) e quarta-feira (30). Tendo em vista o feriado de Corpus Christi e o aniversário da cidade, dias 31 e 1º, as escolas voltarão a funcionar na próxima segunda-feira, dia 4 de junho.

De acordo com a Secretaria de Educação, a decisão foi motivada levando em consideração a dificuldade de abastecimento dos veículos que fazem o serviço de transporte escolar, de abastecimento de alimentos nas escolas para a merenda e também de acesso dos profissionais que trabalham na cidade e residem em outros municípios.

O Transporte Universitário realizado para as cidades de Resende, Barra Mansa, Volta Redonda e Cruzeiro será interrompido nesta segunda e terça-feira, dias 28 e 29.  De acordo com a Assessoria Especial de Cultura, as oficinas e cursos oferecidos aos alunos da Casa da Cultura estão suspensos nesta terça (29) e quarta-feira (30). A secretaria da unidade estará aberta e o atendimento ao público acontecerá das 8 às 12 horas e das 13h30min às 17 horas.

SAÚDE

O Hospital Municipal Manoel Martins de Barros e as Unidades Básicas (UBS) e de Estratégia de Saúde da Família (ESF) seguem com atendimento normal, exceto em Maromba que teve atendimento hoje, mas devido à dificuldade de acesso dos profissionais não terá atendimento nesta terça e quarta-feira. Porém, o atendimento odontológico em Maromba e o serviço realizado pelos agentes de saúde não sofrerão alterações.

Serviços como o programa “Melhor em Casa”, que presta atendimento de saúde em casa aos pacientes acamados, e ainda o transporte de pacientes para atendimento em fisioterapia estão temporariamente interrompidos.

No caso das ambulâncias e do transporte de pacientes para tratamento fora do município, os serviços estão sendo realizados somente em casos de emergências, com exceção dos pacientes que fazem tratamento de hemodiálise.

DEFESA CIVIL

Os atendimentos estão sendo realizados somente em casos de emergências.

GUARDA MUNICIPAL

A ronda diária feita pela corporação não foi interrompida, porém serão realizadas nos atendimentos de emergência e no período noturno. Os rádios transmissores são recursos que tem auxiliado na comunicação nesse período. Por meio deles os agentes vêm fazendo contato imediato com a corporação.

COLETA DE LIXO

A coleta de lixo continuará, porém, a quantidade de veículos nesse período sofrerá uma redução. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos solicita aos moradores que realizem o descarte consciente.

Prefeitura de Resende suspende aulas na rede municipal

A prefeitura de Resende enviou, na tarde desta segunda-feira, uma Nota de Esclarecimento, informando à população que as aulas na rede municipal de ensino foram suspensas até a próxima segunda-feira dia 04. “A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que as aulas em toda a Rede Municipal de Ensino estão suspensas nesta terça e quarta-feira, dias 29 e 30 de maio, devido à greve dos caminhoneiros, iniciada semana passada e que continua comprometendo o acesso de estudantes e profissionais de educação às unidades de ensino, em razão do racionamento dos horários de ônibus. A previsão da Secretaria é que as atividades nas escolas voltem à normalidade na próxima segunda-feira, 4 de junho”, informa a nota, esclarecendo a situação dos demais serviços da administração municipal. “A Prefeitura informa ainda que os demais serviços municipais continuam funcionando normalmente”, completa.

REDUÇÃO DO ESTOQUE DE CLORO LEVA PREFEITURA A DIMINUIR PRODUÇÃO DE ÁGUA EM QUATIS

Em Quatis, a secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos decidiu reduzir a produção de água tratada na cidade a partir desta segunda-feira. A medida é mais um dos reflexos da greve dos caminhoneiros, que está impedindo a entrega normal à Prefeitura de cloro, um dos insumos usados diariamente no sistema de abastecimento do município. Com a medida anunciada pela Secretaria de Obras, a produção de água na estação do bairro Bondarowsky cairá temporariamente de 50 litros para 45 litros por segundo. Em razão desta decisão, a administração municipal faz um chamado à população para que economize água.

Com a medida anunciada a produção de água na estação do bairro Bondarowsky cairá temporariamente de 50 litros para 45 litros por segundo-Divulgação

Segundo o secretário de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos do Município, César Salazar, atualmente o estoque de claro existente no depósito da pasta é de 500 litros, quantidade suficiente para tratar a água captada dos mananciais por dez dias. Só que, de acordo ainda com o secretário, a firma fornecedora da administração municipal, cuja localização fica em Bulhões, não está recebendo o material de São Paulo para realizar normalmente a distribuição do produto. Diante desta situação, a Prefeitura de Quatis optou pela redução temporária de produção de água “por medida de prevenção”.

ESCOLAS E CRECHES SÓ VOLTARÃO A FUNCIONAR NO DIA 04

A redução temporária da produção diária de água potável em Quatis, que passou de 50 para 45 litros de água por segundo a partir desta segunda-feira, 28, foi um dos motivos que levou a Secretaria Municipal de Educação a decidir pelo não funcionamento das escolas e creches municipais também amanhã e na próxima quarta-feira, dia 29 e 30. Com isso, as unidades de ensino retomarão as aulas e demais atividades na segunda-feira da semana que vem, dia 04.

A secretária de Educação, Alessandra de Almeida, disse que a falta de combustíveis está dificultando também o abastecimento de ingredientes da merenda escolar nas unidades de ensino, já que grande parte dos fornecedores é de outros municípios. Estes fornecedores também estão sendo afetados pela falta de combustíveis para transportar as mercadorias. Em várias cidades da região, onde moram muitos professores lotados nas escolas e creches de Quatis, as empresas concessionárias do sistema de transporte coletivo vêm operado com a frota reduzida, prejudicando dessa maneira o deslocamento destes profissionais até os seus locais de trabalho.

1 comentário

  1. PALHAçOS DA CORTE Em

    Esquecem de dizer que o brasileiro é manipulado pela midia Global e que se beneficia com amortizações de dívidas tributárias.
    Sem contar que TODOS NÓS POBRES CIDADÃOS, EM MAIORIA, PAGAMOS ALTAS CARGAS TRIBUTÁRIAS PARA SUSTENTAR ESSA MINORIA QUE ESTÁ COM A CANETA QUE SERVE COMO CHIBATA NA MÃO !!!
    PAGAMOS PARA TER ASSISTÊNCIAS MÉDICA, SOCIAL, EDUCACIONAL DE QUALIDADE E TEMOS A PRECARIZAÇÃO CADA DIA MAIOR!!!
    PAGAMOS TRIBUTOS PARA TER O DIREITO DE IR E VIR COM SEGURANÇA E O QUE TEMOS É A INCERTEZA DE NÃO CONSEGUIR NEM IR NEM VIR SEJA PELA FALTA DE SEGURANÇA EM VIRTUDE DA CRIMINALIDADE, SEJA PELA FALTA DE ESTRADAS QUE SEQUER ESTÃO PAVIMENTADAS!!!!
    PAGAMOS os altos impostos para que a gestão pública continue apadrinhando incompetentes bem pagos em seus altos “cargos comissionados” sem capacidade para isso, eleitos com fartura de benefícios chamados de auxílios, dos mais diversos tipos, PAGAMOS os conchavos, as pedaladas, as mordomias e tudo isso que está errado!!!
    E você que publicou e provavelmente é um individuo assalariado também está PAGANDO !!!
    E seus parentes também!!!!!