Moradores de condomínio denunciam descarte irregular de entulhos

0

BARRA MANSA

Os residentes do condomínio Bella Colônia procuraram o jornal para denunciar o descarte irregular de entulho em um terreno situado ao lado dos apartamentos, na Estrada Governador Chagas Freitas, no bairro Colônia Santo Antônio.  Segundo os residentes, o terreno é da empreiteira, responsável pelas obras do condomínio, e, no local serão construídos novos prédios. No entanto, enquanto isso não ocorre, o terreno vem sendo utilizado como um lixão por parte das pessoas do entorno e até de outros bairros que estão fazendo o descarte irregular do seu lixo em um local inapropriado. Além de ser aparentemente desagradável, os moradores relatam que o entulho está atraindo mosquitos e pode se tornar um criadouro do Aedes Aegypti e outros vetores.

Ainda de acordo com as queixas, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), e a Guarda Ambiental já foram acionados. No local foram instaladas placas da prefeitura informando ser proibido jogar lixo, no entanto, isso não inibiu a ação irregular.

Segundo uma das moradoras, Fernanda Torres Rodrigues, a Guarda Ambiental estaria realizando rondas no local desde dia 14. “Para realizar as denúncias, os moradores estão filmando e tirando fotos. Eu tive até que abrir um boletim de ocorrência, pois um cara tentou me agredir quando o fotografei jogando o entulho”, lamentou, completando que o Saae teria se comprometido em limpar a área. “Esse feriado foi a festa do entulho, parece que aproveitaram os dias de folga para jogar o lixo aqui”, contou.

Outra pessoa que falou a respeito do problema, foi o Jerônimo Russi, que irá se mudar para o condomínio neste mês. Ele afirma que essa situação é ruim também para as crianças. “Eu tenho dois netos, um de ano e outra de cinco, é ruim isso, pois essa situação pode proliferar animais peçonhentos. Além de ser totalmente desagradável ver as pessoas descartando o lixo dessa forma”, afirmou, completando que não adianta limpar se não houver fiscalização.  “A gente não pode entrar em luta corporal para impedir que joguem o entulho, as pessoas tinham que se conscientizar mais”, finalizou.

A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, informou que vai enviar agentes ao local para verificar a situação. “Se constatadas as irregularidades o proprietário do imóvel será notificado, dando-lhe um prazo para que efetue a limpeza do local”, disse. O A VOZ DA CIDADE questionou também sobre as punições destinadas às pessoas que realizam este tipo de prática, no entanto não obteve respostas. Para denunciar o descarte irregular do lixo, o telefone para contato é o 2106-3406.

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !