Moradores de cidades de Minas Gerais registram imagens de meteoro

0

MINAS GERAIS

Moradores do Triângulo Mineiro e Alto da Paranaíba informaram terem visto a entrada de um meteoro na atmosfera da Terra na noite de sexta-feira, 14. Já foram iniciados estudos para analisar o local da queda. O relato foi feito por moradores de Uberlândia, Patos de Minas, Nova Ponte, Santa Juliana, Pedrinópolis e Perdizes. Eles contaram que um rastro de luz foi deixado no céu, seguido de um estrondo.

Estações meteorológicas de outros estados também registraram a entrada do meteoro. Profissionais do Brazilian Meteor Network (Bramon) – Rede Brasileira de Observação de Meteoros – já estão juntando as imagens para calcular através da triangulação a rota e traçar a possível região da queda

Essa não foi a primeira vez que esse tipo de fenômeno foi registrado. Em 2020, em maio, moradores do Alto Paranaíba viram um brilho no céu. Foi mais intenso próximo a cidade de Tiros. Também ouve estrondo que causou tremores de portas, janelas e telhados. No ano passado, em agosto, um fenômeno considerado como surto de meteoros foi registrado pelo observatório instalado em Patos de Minas. Vários vídeos foram reproduzidos na época, mas não houve registro de queda de detritos no solo.