Moradores de área de risco de Resende são cadastrados pela Defesa Civil de Resende

0

RESENDE

Imóveis e moradores em área de risco do município começam a ser cadastrados pela Diretoria Geral de Defesa Civil. O processo segue  determinações da lei que Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDC). A ação é considerada de caráter preventivo e é realizada no período considerado de “normalidade”, no qual os índices pluviométricos são menores. Além do cadastro, a Diretoria vai informar e alertar a população com mais tranquilidade sobre eventuais danos causados pelas chuvas, que tendem a se intensificar entre os meses de novembro a março.

Segundo o diretor da Defesa Civil, Flavio Germano, o objetivo do cadastramento é traçar ações em casos de emergência e prevenir desastres naturais. “Neste sentido, o cadastramento dos moradores em áreas de riscos é essencial para a conscientização para desastres como inundações e deslizamentos. Em outra ponta, é também um trabalho que serve para a Diretoria preparar ações de resposta e o atendimento de emergências”, disse Germano, informando que a iniciativa acontece desde maio e teve início com o cadastramento da população do Surubi, na Avenida Ayrton Senna. “As equipes estão percorrendo o bairro Parque Ipiranga e o próximo local vistoriado será o bairro São Januário, assim como os distritos de  Engenheiro Passo e Visconde de Mauá”, completa.

Durante as visitas, os profissionais também coletam os números de contato dos moradores e todos são aconselhados a se cadastrarem no sistema de alerta da Defesa Civil do Estado por SMS, pelo número 40199, bastando informar o próprio CEP. Para emergências ou mais informações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199. “A Defesa Civil está fazendo este trabalho, que é inédito pelo formato e muito importante. Outra ação preventiva  já praticada pela Defesa Civil é a  divulgação diária do boletim de previsão do tempo, indicando os índices de chuvas e níveis dos rios, bem como as ocorrências do dia anterior”,  afirma diretor da Defesa Civil, que funciona no Centro Administrativo, no bairro Jardim Jalisco, no período de 9 às 17 horas e com atendimento 24 horas para emergência através do telefone 199. Para obter mais informações sobre o órgão, basta entrar em contato pelo número (24) 3360-9260.

error: Conteúdo protegido !