Moradores de 37 bairros de Angra estão desabrigados

1

ANGRA DOS REIS

A frente fria chegou e vai ficar parada no litoral do estado atraindo toda umidade possível da Amazônia configurando a famosa Zona de Convergência do Atlântico Sul, que será a responsável por manter a chuva potente durante toda esta semana, segundo a equipe do Centro de Monitoramento Climático. A Defesa Civil emitiu na madrugada de ontem alerta para 37 bairros, pedindo que os moradores deixassem imediatamente suas residências. O município está contando com 19 pontos de apoio e a previsão e de fortes chuvas até esta quarta-feira. Não havia registro de deslizamentos, até o fechamento desta edição. Ninguém se feriu.

O A VOZ DA CIDADE falou na tarde de hoje com Lauro de Oliveira, coordenador de Relações Públicas da Defesa Civil de Angra. Ele contou que na madrugada de segunda-feira, por volta das 2 horas, foi enviado uma mensagem de alerta de chuva e, uma hora depois, foi dado o alerta, por meio das sirenes, pedindo que os moradores deixassem imediatamente suas casas e fossem para pontos seguros. “Estamos disponibilizando no momento quase 20 pontos de apoio para essas famílias, onde a Secretaria de Ação Social está providenciando tudo o que eles precisam. No momento, não há por que fazer campanha para arrecadar alimentos, mas a previsão é de chuva para a semana. Qualquer necessidade vamos informar”, disse Lauro, explicando que cada bairro tem seu respectivo ponto de apoio, que são escolas ou associação de moradores. “Não é possível ainda dizer o número de desabrigados”, revelou.

O coordenador explicou ainda que o alerta foi dado por que o nível da água chegou a 188mm em pluviômetros distintos de vários bairros (isso equivale ao metro cúbico de chuva que caiu no local). O valor máximo, que foi de 188mm, foi no bairro Areal. “Isso é preocupante, visto que quando o nível chega a 100 mm já emitimos o alerta”, completou Lauro, dizendo que por enquanto só houve registro de queda de árvores.

BAIRROS AFETADOS

Os bairros que receberam o alerta são: Água Santa, Areal, Balneário, Banqueta, Biscaia, Camorim, Camorim Pequeno, Campo Belo, Divinéia, Enseada, Encruzo da Enseada, Jacuecanga, Japuíba, Lambicada, Marinas, Mombaça, Monsuaba, Monte Castelo, Morro da Cruz, Morro da Glória I, Morro da Glória II, Morro do Moreno, Morro do Perez, Morro do Tatu, Nova Angra, Paraíso, Parque Belém, Parque da Palmeiras, Pontal, Ponta Leste, Praia do Jardim, Praia do Anil, Praia do Machado, Sapinhatuba I, Sapinhatuba III, Vila Nova, Vila Velha e Praia Grande.

ALERTA

São esperados grandes volumes de chuva praticamente em todo o estado do Rio de Janeiro com potencial para alagamentos e ou deslizamentos de terra, principalmente na Região Serrana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

De acordo com o INM, em algumas cidades já choveu muito além do esperado e ainda continua chovendo. “É o caso de Barra Mansa, que já acumulou só no domingo 60mm de chuva e ainda continua chovendo. Esse volume equivale a 10 vezes mais que o normal para um dia no mês de novembro com uma climatologia em media de 187mm para todo o mês”, informou o CMC.

1 comentário

Deixe um Comentário