>
728x90 3

Moradores da Região Leste reclamam sobre possível fechamento da UPA

Por Franciele Aleixo
bnr am aniv resende 970x150

BARRA MANSA

Moradores da região leste procuraram o A VOZ DA CIDADE para reclamarem sobre o possível fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do local.

De acordo com uma moradora que não quis se identificar, unidade foi fechada durante a gestão anterior e reaberta durante a pandemia de Covid-19. “O que nos falaram é que com a queda nos casos de Covid o local está atendendo outros casos médicos também. O local é ótimo, tem leitos, bons consultórios, um laboratório para exames de patologia e possuía farmácia para entrega de medicamentos”, cita.

Outro morador, diz que a UPA atende aos bairros próximos como Guanabara, Santa Rita, São Judas, Boa Vistas 1, 2 e 3, K1, Paraíso, Mangueira, 9 de Abril, Assunção, Metalúrgico, Morada da Granja, Santa Inês, São Sebastião. “Muitas vezes em casos de emergência precisamos recorrer ao CAIS do Conforto, em Volta Redonda por ser mais acessível e próximo do que o centro de Barra Mansa, principalmente para quem não tem carro e precisa de ônibus. Também precisamos de um médico pediatra”, comenta.


Em recente vídeo divulgado em suas redes sociais, o prefeito Rodrigo Drable, explica que há comentários circulando pela cidade de que o local seria fechado. “Não é verdade. Após o momento crítico de pandemia, acabaram os recursos para manter o funcionamento como estava sendo feito. Agora as demandas são outras, como exames, atendimento de ortopedia e de especialistas. Por outro lado temos UPA Centro, a Santa Casa que faz o atendimento 24 horas de emergência, além disso, historicamente na madrugada o número de atendimento é muito pequeno. E para ter uma unidade só para serviços de emergência nos impede de outros atendimentos que são tão importantes e que a região precisa”, explica o prefeito.

Ainda durante o vídeo, Rodrigo explica que as características do local serão mudadas. “Estamos mudando a forma de trabalhar, será um centro de especialidades. Nos próximos meses teremos ali, cardiologistas, ortopedistas, pediatras, ginecologista, terapeutas, entre outas especialidades. Teremos serviços de tratamento de dor, serviços que existem demanda grande como coleta de exames laboratoriais, raio- x, iniciativas que vão dar mais qualidade a população local”, analisa o prefeito, informando que o local irá funcionar de 7 as 22 horas, com previsão de 300 atendimentos/dia.

Através de nota, a assessoria de imprensa informou que a unidade não irá atender mais como centro de Covid, e sim como centro de especialidades. O governo estava tentando sua habilitação como UPA junto ao Ministério da Saúde, mas não foi aceito devido ao baixíssimo volume de atendimento. Após estudo preliminares, haverá a mudança da característica de atendimento da unidade naquela região. Será uma unidade mista, com atenção primária, clínico, vacinas, dentistas, ambulatório de médicos especialistas e uma clínica da dor, com ortopedista, fisioterapia e acupuntura.

 

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos