Moradora de Volta Redonda realiza projeto ‘A Cozinha dos Quilombos’ em formato online

Por Carol Macedo

VOLTA REDONDA

A moradora de Volta Redonda e produtora cultural Márcia Fernandes é idealizadora do livro conhecido e premiado internacionalmente “A Cozinha dos Quilombos”. A edição, do Instituto Dagaz, além de receber o certificado de Ponto de Memória do Brasil, ganhou uma versão mais incrementada com novas receitas, que pode ser acessada através do link: http://acozinhadosquilombos.acom.br/

O projeto foi contemplado pelo edital Retomada Cultural Rio de Janeiro, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do RJ, através da Lei Aldir Blanc. O formato online conta com atualização e manutenção do site bilíngue (português e Inglês), além de inserção de novos vídeos e inclusão do documentário produzido pelo Edital Cultura Presente nas Redes “Culinária Ancestral legendado”.

De acordo com Márcia, a nova versão conta com a participação e troca de receitas com chefes renomados da gastronomia. “Em novembro fui convidada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro Daniele Barros, para participar da A Settimana della Cucina Italiana nel, segundo o Cônsul-Geral da Itália no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice, a V Settimana della Cucina Italiana nel Mondo tem a finalidade de valorizar e levar ao conhecimento dos inúmeros apreciadores da gastronomia italiana no Brasil o riquíssimo e inesgotável patrimônio enogastronômico da Itália. Estive ao lado do chef Luciano Boseggia, que comandou durante um tempo a rede Fasano, preparando um risoto de abóbora com charque, essa receita está no site”, contou.

Além da receita do risoto de abóbora com Charque, os leitores poderão acessar as receitas dos Chefs Guga Rocha que além de chef de cozinha, é pesquisador, escritor e apresentador de televisão. Segundo Márcia, em 2009 Guga criou um Projeto Saberes e Sabores, onde trabalha com a preservação da cultura negra através da gastronomia que em Campinas é uma referência na culinária afro-brasileira. “Leva não apenas os sabores, mas também os saberes de um povo que tem, através da culinária, uma história de resistência cultural e religiosa no site o prato assinado pelo chef é Xinxim de Galinha”, disse.

FERRAMENTA PARA O ENSINO HÍBRIDO

Marcia Fernandes contou que o projeto agora faz um convite aos professores para o conteúdo ser usado nas aulas híbridas dos alunos de acordo com a Lei 10.639, em que torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira, em estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares. “Na forma pedagógica consideramos o projeto uma ferramenta importantíssima para conhecimento da composição de novo povo; conhecimento de nossas tradições alimentar, além de difundir nossa cultura”, contou.

Os interessados podem entrar em contato através do telefone (24) 98115-8967.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos