Monumento à ecologia será instalado na Ilha Grande, em Angra dos Reis, no próximo dia 13

0

ANGRA DOS REIS

O renomado artista plástico Sylvio Cavalheiro entrega, no sábado, dia 13, um grande presente para a Vila do Abraão, na Ilha Grande. Depois de meses em imersão na preparação de sua mais nova obra, o público poderá conhecer um verdadeiro monumento que faz alusão ao principal símbolo do Abraão e da Ilha Grande: o Pico do Papagaio, segundo ponto mais alto da Ilha.

O projeto é apresentado pelo grupo cultural Cia. da Lua e pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura e ao Esporte, com patrocínio da Matos Teixeira e apoio da Prefeitura de Angra, por meio das secretarias de Cultura e Patrimônio, Executiva da Ilha Grande e Urbanização, Parques e Jardins.
Com uma trajetória de trabalho que se inspira a partir do descartável, daquilo que aparentemente já não tem mais valor, Sylvio Cavalheiro apresenta ao público, mais uma vez, a sua perspectiva da arte, com uma linha de construção artística que segue inovadora e ao mesmo tempo sustentável.
O artista tem formação na Faculdade das Belas-Artes da Alemanha e, há mais de 20 anos, está radicado na Vila do Abraão, onde mantém seu atelier com o conceito de pousada, local em que expõe seus trabalhos e segue criando e transformando lixo em arte.
– O grande desafio para o futuro da Ilha Grande é conciliar o turismo e o desenvolvimento com a manutenção de um meio ambiente não apenas rico, mas também belo e sem lixo – pontuou Sylvio.
A peça, que será afixada na porta de entrada da Vila do Abraão, principal centro econômico e turístico da Ilha Grande, foi preparada na cidade do Rio de Janeiro e desembarcou na Ilha na quarta-feira, 3. O monumento, feito em aço, foi projetado em uma peça que seria descartada de maneira irregular no meio ambiente.
– Por meio da arte contemporânea, podemos mostrar que tudo na natureza se renova, basta ser utilizado da forma correta. Este projeto tem o objetivo de despertar a consciência dos moradores e turistas da Vila do Abraão e fazer com que esse santuário seja preservado para as futuras gerações – comentou o artista plástico.
Para Andrei Lara, secretário de Cultura e Patrimônio de Angra dos Reis, ver a execução do trabalho de Sylvio Cavalheiro só demonstra o quanto a Lei de Incentivo à Cultura é importante para os artistas da cidade.
– O Sylvio é um artista que dispensa comentários. Ter uma obra com sua assinatura na entrada da Vila do Abraão é um motivo de orgulho para nós, que estamos à frente da Secretaria de Cultura e Patrimônio. Os artistas da cidade têm usado com muita sabedoria a Lei de Incentivo, que permite que a cultura seja fomentada nas mais diversas áreas e chegue à ponta, despertando o olhar crítico e o pensamento do munícipe – frisou Andrei Lara.