Montadoras da região decidem suspender produção automotiva

0

AGULHAS NEGRAS

Devido à situação atual gerada pela Covid-19 no Brasil, o Groupe PSA América Latina decidiu estender o período de interrupção da produção de sua fábrica de Porto Real, até o dia 31 de maio. A produção será então reiniciada dependendo da futura situação no país.

Localizada em Resende, a Nissan, também está sendo afetada como consequência do impacto econômico geral da rápida evolução da pandemia. Por esse motivo, a empresa decidiu adotar a suspensão temporária do contrato de trabalho, para os funcionários da produção e outras áreas, e a redução proporcional da jornada de trabalho e salário, no caso da maioria dos colaboradores de outras áreas da empresa. Ambas as ações seguem as medidas inseridas no Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, criado pelo Governo Federal, e ajudam a minimizar o impacto nos negócios, sustentar os empregos e gerenciar as atividades diante da retração do mercado. Elas entram em vigor no dia 22 de abril e seguem até 21 de maio.

Na última terça-feira, funcionários das empresas do consórcio modular da Volkswagen Ônibus e Caminhões, também de Resende, decidiram através de votação online serem a favor da suspensão temporária de contratos de trabalho e a redução salarial. O acordo passa a vigorar a partir do próximo dia 27. Segundo a empresa, além da garantia do emprego, os benefícios serão integralmente mantidos.

Para o diretor do diretor do sindicato dos metalúrgicos do Sul Fluminense, na região das Agulhas Negra, André Kondylopoulos as negociações tem sido boas. “Não há descontos de 13º salário e férias. Há maioria das empresas está propondo diminuição de 20% da jornada de trabalho e salário e a manutenção dos benefícios. Outro ponto importante é que estamos conseguindo a garantia do emprego por cerca de quatro meses”, destaca.

Deixe um Comentário