O público que circula pelo Parque de Exposições pode observar a presença de homens e mulheres destacados entre a multidão utilizando um colete verde. Eles fazem parte de um efetivo de 140 seguranças de uma empresa privada de Barra Mansa contratada pela organização do evento para garantir a tranquilidade da festa.
A empresa é responsável também pelo monitoramento de todo parque. Uma central foi instalada logo na entrada do Parque que controla sete câmeras instaladas em pontos estratégicos no interior do Parque como a entrada, as ruas internas e próximo ao camarote. “O sistema grava 24 horas por dia e as imagens ficam armazenadas em um HD a disposição dos organizadores do evento. Qualquer ocorrência que necessite de busca de imagens elas podem ser acessadas no sistema”, explica um dos responsáveis da empresa contratada.
Além de circular entre o público e inibir o início de tumultos retirando da festa os mais exaltados, a equipe de segurança é responsável em fazer a revista ao público no portal de entrada do Parque confusões Ainda utilizando detectores de metais.
O casal Jorge e Ana Luiza, que foi a festa assistir o show de Maiara e Maraísa na noite de quinta-feira disse que a segurança é fundamental para garantir a presença do público e principalmente, das famílias. “A Exapicor é uma festa para as famílias e que atrai muita gente que vem para se divertir. Infelizmente, algumas pessoas não entendem isso e saem de casa para arranjar confusão. Mas parece que está bem segura e espero que nada aconteça de errado”, disse Jorge.
PM e Guarda Municipal também presente
A Polícia Militar também colabora com segurança da Exapicor juntamente com a Guarda Municipal que está com efetivo atuando no interior do Parque. Nas ruas de acesso, a corporação mantém um efetivo de 26 agentes
especialmente na área de entorno do Parque de Exposições.
Para garantir a fluidez do trânsito, a recomendação do comandante da corporação, César Laurindo, é para que as pessoas que vêm de outras cidades utilizem o Acesso Oeste para chegar ao parque, desafogando o trânsito no centro da cidade. Já no retorno, a solicitação é para que os motoristas mantenham a calma, respeitem a sinalização e sigam a orientação dos agentes de trânsito.