Missas marcam o Dia de São Sebastiao em Resende e Itatiaia

0

AGULHAS NEGRAS

O Dia de São Sebastião será festejado nesta quinta-feira, dia 20, com duas missas celebradas para a comunidade de Resende e de Itatiaia. Em Resende, a missa dedicada ao Santo protetor contra a fome, a guerra e as epidemias, acontece a partir das 19 horas, na igreja de São Sebastião, localizada na Rua Alfredo Whately, no bairro Campos Elíseos, principal Centro Comercial da cidade. Também está marcada uma pequena procissão com o andor do Santo nas proximidades da igreja. Já em Itatiaia, a celebração religiosa acontece na Igreja de São Sebastião, no bairro Penedo, também às 19 horas.

Após a missa celebrada pelo padre Francisco está programada uma procissão nas proximidades da igreja em Resende-Cyntia Freitas

A programação da Igreja São Sebastiao começou no último dia 11, com a realização de missas presididas por padres todas as noites em homenagem ao Santo. Para fechar a programação, uma celebração especial será presidia pelo padre Francisco Alves da Silva. Após a missa, acontece uma pequena procissão que sai da igreja em direção ao final da Avenida Alfredo Whately, na Vila Araújo, segue até a esquina da Avenida Presidente Vargas, até a Rua Flora de Araújo e retorna para a igreja. “Nossa procissão aqui sempre teve um trajeto curto para não ter complicações. Ela sempre é realizada nas proximidades da igreja, onde o andor do Santo percorre uma quadra”, comentou o pároco da Igreja de São Sebastião, Francisco Alves da Silva, informado que devido as novas medidas de proteção e restrições definidas e decretadas pela Prefeitura de Itatiaia na última sexta-feira, dia 14, não haverá procissão na igreja de São Sebastião, em Penedo.

O pároco ainda explicou que devido a pandemia a comunidade eclesiástica está seguindo todas as medidas de segurança contra o coronavírus, como o uso de máscaras e álcool em gel, aferição de temperatura, além do distanciamento Social. “Durante as celebrações fazemos a aferição da temperatura. Só é permitida a entrada nas igrejas com máscaras e ainda distribuímos álcool em gel em três momentos das celebrações. Entre eles, na entrada, durante a comunhão e na hora do ofertório. Todas as medidas são para proporcionar mais segurança aos fiéis”, disse Silva.

Padre Francisco ainda falou sobre a importância de São Sebastião para a comunidade católica. “São Sebastião é o santo que não negou a fé em Jesus Cristo diante do imperador. Ele foi um homem que no seu tempo rompeu com as estruturas de morte, deu testemunho e encorajou os prisioneiros a viverem a fé em Jesus Cristo. Celebrar São Sebastião é olhar sua fé, coerência, determinação e coragem de seguir Jesus e seus ensinamentos. Temos que aproveitar os seus ensinamentos ler o evangelho, aprofundar na sagrada escritura e retirar dos nossos olhos e da mente um devocionismo popular. Temos que aprofundar na sagrada da escritura para viver uma fé autêntica, cada dia mais, em Jesus Cristo”, observou o padre.

Deixe um Comentário