BARRA DO PIRAÍ
Uma missa campal foi celebrada na noite desta terça-feira, dia 8, em memória do menino Pablo Emanuel, de apenas 11 anos, que foi assassinado no último dia 2, por homens que estavam a procura de seu irmão. O crime aconteceu no bairro Califórnia, em Barra do Piraí, e chocou a comunidade local. A missa foi presidida pelo padre Nilson José, pároco da Paróquia São Luiz Gonzaga, ligada às comunidades onde residia a vítima, e foi celebrada local onde Pablo foi morto, com a presença de familiares e amigos.
A emoção dos familiares e das comunidades presentes na missa tomou conta do culto litúrgico, onde um cartaz com a foto do menino com a camisa do time e uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ficaram expostos. “Vamos jogar por Pablo, a justiça, o amor e a paz”, conclamou o pároco no final da missa ao observar o cartaz.
O padre Juarez Sampaio, Vigário Episcopal para Dignidade da Pessoa, representou o Bispo Dom Luiz Henrique, e co-celebrou a missa com o Nilson. Na homilia comentou a carta do bispo sobre a violência urbana lida durante a celebração.
” As dores dos familiares, das comunidades são as dores do pastor. Padre Nilson, coragem, estamos contigo. A igreja está junto com o povo que chama”, afirmou Pe. Juarez Sampaio. Após a missa o povo caminhou com velas acessas até a Comunidade Eclesial Nossa Senhora de Fátima, no mesmo bairro. Representações de outras igrejas e do MEP.VR participaram do ato religioso.
O caso
Na noite do último dia 2, homens armados invadiram a casa onde a vítima morava, no distrito da Califórnia, em Barra do Piraí, buscando pelo irmão dele que conseguiu fugir.
Os tiros atingiram a criança, que foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A equipe prestou o socorro e a encaminhou ao Hospital São João Batista, em Volta Volta Redonda, onde foi atendida, mas não resistiu aos ferimentos