PORTO REAL
O Porto Real Country Clube recebeu na tarde desta segunda-feira diversos prefeitos do Sul Fluminense, vereadores secretários e funcionários de prefeituras. Todos foram acompanhar uma apresentação do ministro de Desenvolvimento Social, Osmar Terra, deputado federal licenciado, de ações e programas do ministério disponíveis. Mais do que apresentar, disse que estaria ali para ajudar no que fosse possível a melhoria de vida dos cidadãos da região.
“É a primeira vez que visito uma área do Estado do Rio e vim a convite do deputado federal Alexandre Serfiotis. O Ministério é bem complexo, grande, fruto de vários ministérios que existiram e se transformaram em secretarias depois. O nosso orçamento é de R$ 92 bilhões e com isso temos condições de colocar muitos recursos para a população mais vulnerável, garantindo uma melhor qualidade de vida”, destacou.
Para receber o ministro diversos prefeitos se fizeram presentes: Diogo Balieiro – PSD, de Resende; Mário Esteves – PRB, Barra do Piraí; José Osmar de Almeida – PR, de Rio Claro; Rodrigo Drable – PMDB, de Barra Mansa; Bruno de Souza – PMDB, de Quatis; Luiz Fernando Graça – PP, de Valença; Ednardo Barbosa – PMDB, de Pinheiral; Lucimar Ferreira – PP, de Paracambi; Jauldo Neto – PHS, de Engenheiro Paulo de Frontin. O anfitrião, o prefeito de Porto Real, Ailton Marques (PDT), ao lado do deputado Alexandre Serfiotis (PMDB) e do vice-presidente da Câmara de Porto Real, Claudio Guimarães (PSD), ficaram no palco principal do evento.
O prefeito Ailton Marques destacou que é a primeira visita de um ministro em Porto Real, o que é considerado um marco histórico. Segundo ele, a vinda de Osmar Terra significa um entrosamento para que a região possa utilizar todos os recursos disponíveis de maneira correta.
Também presente ao encontro, o prefeito de Resende, Diogo Balieiro, disse que a vinda do ministro é de suma importância. “Com a experiência que adquirimos em Brasília temos muito mais que nos adaptar aos editais dos ministérios do que entrar com demanda específica. Isso pode significar recursos para nós”, afirmou. O mesmo pensa o prefeito de Barra do Piraí, Mário Esteves. “Esperamos que o governo federal consiga fazer investimentos maciços no estado e significativos”, disse.
APRESENTANDO OS PROGRAMAS
O ministro fez uma explanação a respeito dos mais diversos programas e ações disponíveis no Ministério de Desenvolvimento Social. Ele citou o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada, os programas de proteção social básica e especializada, falou dos atendimentos aos asilos, Associações de Pais e Amigos do Excepcionais e ainda mencionou a existência de dois programas iniciados neste ano, o Criança Feliz e o Progredir, os dois idealizados por ele.
O Criança Feliz promove o desenvolvimento integral infantil. Visitadores capacitados acompanham semanalmente crianças beneficiárias do Programa Bolsa Família, com idades entre 0 e três anos, e aquelas de até seis anos que recebem o Benefício de Prestação Continuada. No Estado do Rio, 54 municípios aderiram ao programa. Já o Plano Progredir tem por finalidade promover a autonomia dos beneficiários do Programa Bolsa Família e das pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais. A iniciativa reúne ações de qualificação profissional, incentivo ao empreendedorismo e acesso ao mercado de trabalho.
DESMITIFICANDO A DISTÂNCIA
O responsável pela vinda do ministro Osmar Terra a região foi o deputado Alexandre Serfiotis. Em sua fala, disse que o objetivo é desmitificar o conceito que Brasília é muito distante e mostrar que o ministério está próximo de todos. “Estão abertos a demandas para garantir investimentos”, afirmou.