Ministério do Turismo inscreve para curso de Atendimento ao Visitante

0

SUL FLUMINENSE

Os moradores da região que buscam uma oportunidade para trabalhar no setor de turismo podem aproveitar o curso gratuito on-line de Atendimento a Visitantes, incentivado pelo Ministério do Turismo. A chance é para trabalhadores que já atuam ou pretendem ingressar no setor turístico, tendo a chance de aprimorar conhecimentos, melhorar o currículo e contribuir para o desenvolvimento do mercado de viagens no país.

O Ministério do Turismo reabriu as inscrições do curso oferecido pelo Canal Brasil Braços Abertos (BBA), plataforma on-line gratuita. O curso terá um total de 80 horas-aula E se divide em quatro módulos: Introdução, Atendimento, Comunicação e Temas Transversais. A capacitação usa linguagem simples e engloba conteúdos como noções de inglês, ética e marketing, transmitidos por meio de jogos e vídeos. A conclusão exige que o inscrito some um total de 696 pontos no sistema.

Ao final da capacitação, o próprio aluno pode emitir um certificado, chancelado pelo MTur e pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), que é válido como curso de extensão.

A jovem Isabela da Cunha, 19, fez seu cadastro e espera uma oportunidade no futuro. “Sou nova e quero fazer faculdade nesta área. Soube do curso gratuito pela internet e fiz meu cadastro. Pode ser uma chance de futuramente obter um emprego, já fui camareira e garçonete. Mas, quero mesmo é lidar diretamente com o turista. Estou ansiosa”, afirma.

O secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do MTur, Aluizer Malab, destaca os esforços conjuntos por adesões ao canal. “É muito importante o engajamento dos secretários estaduais e municipais de Turismo pela participação dos profissionais nesta iniciativa, uma vez que qualquer município do Brasil pode acessar a plataforma”, observa.

Na região existem inúmeros atrativos turísticos como o Vale do Café, Parque Nacional do Itatiaia, Penedo e Visconde de Mauá, por exemplo. “Espero uma oportunidade para conhecer. Vou fazer o cadastro e aguardar instruções. Sou praticamente uma mochileira e o turismo é algo que me atrai”, conta a universitária Jaqueline Silva, 23.

O BBA formou 2.349 pessoas na edição concluída em 30 de abril deste ano. “O curso, voltado aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo, independente do perfil de ocupação, permite que o aluno, especialmente o que já trabalha, planeje seus estudos conforme a disponibilidade de horário. Trata-se de uma excelente oportunidade de se posicionar melhor no mercado, aumentando as possibilidades de contratação na área e aprimorando, de forma geral, o nível de excelência do atendimento ao turista no Brasil”, salienta  a coordenadora-geral de Qualificação do Ministério do Turismo, Neuza Portugal.

INSCRIÇÃO

As inscrições ocorrem através do site http://bba.turismo.gov.br, destinado a pessoas a partir de 15 anos. O prazo de cadastro termina em 31 de dezembro e o aluno deve concluir o curso até 30 de março de 2020. A plataforma do BBA também oferece atendimento direto aos alunos, pelo email [email protected] ou pelo telefone gratuito 0800 200 8484.

 

Deixe um Comentário