VOLTA REDONDA E BARRA DO PIRAÍ
A Minicidade do Trânsito, espaço mantido pela Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), voltou a se destacar como exemplo de educação, inclusão e cidadania ao receber, nessa quarta-feira (10), a visita de integrantes do projeto “Melhor Idade”, de Barra do Piraí. A presença do grupo reforça o interesse de outros municípios em conhecer de perto o modelo adotado por Volta Redonda, que vem sendo reconhecido pela abordagem inovadora na formação cidadã com foco na educação no trânsito e a segurança viária.
Projetada para promover vivências práticas e educativas aos seus visitantes, a Minicidade do Trânsito tem se tornado referência no Sul Fluminense. O espaço recebe semanalmente estudantes, grupos de instituições sociais, de idosos e visitantes de diferentes cidades, consolidando-se como uma ferramenta eficaz para fortalecer comportamentos seguros e ampliar a consciência cidadã em todas as faixas etárias.
A visita do projeto “Melhor Idade” foi acompanhada pelo vereador Pedrinho ADL, que ressaltou o impacto positivo do equipamento na promoção da segurança pública.
“Os programas de segurança pública de Volta Redonda são fundamentais para o bem-estar da população. Estar aqui é sempre uma honra. O trabalho realizado pela Secretaria de Ordem Pública transforma vidas e serve como referência. Todas as ideias e boas práticas que conhecemos hoje serão apresentadas e levadas à prefeita Kátia Miki para que possamos buscar sua implantação em Barra do Piraí, fortalecendo ainda mais as políticas voltadas para nossos idosos.”, afirmou o parlamentar.
O grupo visitante faz parte de um programa da Secretaria de Assistência Social de Barra do Piraí, que atua para promover inclusão, acolhimento e fortalecimento de vínculos entre seus participantes.
Durante a atividade, os visitantes participaram de uma apresentação sobre segurança pública, reforçando a importância da participação da população na construção de cidades mais seguras. O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou o papel estratégico da Minicidade nesse processo.
“Educar para o trânsito é educar para a convivência social. A Minicidade do Trânsito cumpre uma função essencial ao aproximar conhecimento, responsabilidade e prevenção. Quando a sociedade participa, denuncia, observa e colabora, avançamos para um ambiente urbano mais seguro. Esse trabalho tem sido motivo de orgulho para Volta Redonda e inspiração para outras cidades.”
Como gesto simbólico, cada idoso recebeu um bóton da Semop, que traz estampado o telefone de denúncia para maus-tratos e violência contra os idosos, o 197. O material busca fortalecer o combate à violência aos idosos e ampliar a divulgação do canal de denúncia.



