BARRA MANSA
Para dar início as comemorações do aniversário de 191 anos de Barra Mansa, a prefeitura realizou na terça-feira, dia 3, o tradicional Desfile Cívico. A cerimônia, que contou com a participação de escolas, organizações culturais e empresariais, atraiu milhares de pessoas para Avenida Joaquim Leite, no Centro. Durante todo mês serão realizadas atividades para celebrar o aniversário da cidade, no chamado ‘Circuito Cultural’.
O secretário de Educação, Marcus Barros, explica que neste ano, o desfile levou como tema os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Unesco, que são um apelo global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. “Dividimos as escolas em blocos e cada ala levou um tema muito importante para nossa sociedade. É uma felicidade muito grande estar aqui hoje, principalmente com um desfile temático das ODS, que é algo que nunca realizamos”, disse.
Maria Helena, de 71 anos, é aluna da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer e do grupo Abadá Capoeira. Ela conta que participa do desfile há 15 anos. “O desfile para mim é amor, carinho, saúde, felicidade e paz. Os professores incentivam a gente a estar ativo e participando das atividades e isso é maravilhoso. Estou muito feliz em poder participar mais uma vez dessa cerimônia e trazer toda minha família”, comentou.
O prefeito Rodrigo Drable falou sobre tudo o que a população tem para comemorar e as novidades que ainda estão por vir. “Barra Mansa é uma cidade conservadora que preza por valores e esse evento mostra como nosso povo gosta da tradição. A cidade vem de um momento muito difícil, em 2017 nós tínhamos uma saúde colapsada e ontem (dia 2) nós recebemos o título de melhor saúde do Estado, e eu acredito que até o final do ano com as avaliações das médias e altas complexidades nós sejamos a primeira. Outra novidade, é que até o final do ano nós inauguraremos o Condomínio Industrial que vai gerar milhares de empregos e isso vai transformar a vida do barra-mansense, colocando a cidade novamente no caminho do desenvolvimento. Nós temos muito o que comemorar”, afirmou.
MAIS COMEMORAÇÕES
O próximo evento realizado será o ‘Circuito Cultural Barra Mansa 191’. O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, explica que o circuito trata-se de um conjunto de eventos que serão realizados durante três finais de semana, com shows, barracas de comidas tradicionais, espaços de expositores e empreendedores locais, além de uma programação para crianças com atividades recreativas. “Serão grandes eventos que ocuparão as unidades culturais e as ruas de lugares descentralizados. Essa é a primeira vez na história recente que a cidade leva comemorações oficiais em distritos para celebrar o aniversário da cidade. Teremos uma estrutura de grande porte com shows de samba, pagode, sertanejo, entre outros, tudo de graça. É um projeto que atrai para cidade um investimento em estruturas de R$ 800 mil a R$ 900 mil, fora a ativação da economia local”, disse.
O primeiro evento do circuito é a Oktobeerfest, que acontece de 5 a 8 de outubro, na Fazenda da Posse, com shows da banda Figurótico na quinta-feira, Leoni na sexta, Vou Pro Sereno no sábado e Rodrigo Gavi no domingo. Durante todos os dias do evento o público contará também com apresentações do DJ Flavinho e show da banda alemã ‘BauernBand’, diretamente de Petrópolis. Além de encenações artísticas, área para crianças com brinquedos, painéis temáticos, exposição de artesanatos locais e barracas de comidas e bebidas tradicionais.
O segundo evento, será na Festa de Amparo, realizado nos dias 12 a 15 de outubro, com uma programação voltada à cultura sertaneja, shows musicais, tradições rurais, comidas da roça, torneio leiteiro, atividades do campo, feira de artesanato, além de brinquedos e atividades recreativas para crianças. A programação musical será divulgada em breve. O Circuito Cultural Barra Mansa 191 anos se encerra em Rialto nos dias 27, 28 e 29 de outubro, com atividades e formatos semelhantes aos de Amparo.