Mil Dias de Governo: Prefeito Ailton Marques diz que ‘casa’ está em ordem

0

PORTO REAL

Os mil dias de governo dos prefeitos da região foram diferentes para Ailton Marques (PDT), de Porto Real. Ele foi eleito em 2016 como vice-prefeito, na chapa que tinha a frente Jorge Serfiotis, falecido em 30 de julho de 2017. Por conta da doença de Serfiotis, Ailton assumiu a prefeitura um dia antes de sua morte. Mas, a série de Mil Dias de Governo do A VOZ DA CIDADE não poderia deixar de retratar os problemas enfrentados no município, melhorias promovidas e obras futuras. Mesmo não estando à frente como gestor, Ailton era integrante da chapa. Ele afirma que esses mil dias foram de muito trabalho com o pé no chão, responsabilidade com a população, que resultaram em avanços em diversas áreas. De acordo com Ailton, a casa está em ordem.

Agora a prefeitura, segundo Ailton Marques voltou a atuar diretamente na cidade fazendo obras há muito tempo aguardadas pelas comunidades e melhorando a qualidade dos serviços públicos prestados à população. “Esta reorganização está nos permitindo mudar a cara de Porto Real com a revitalização em andamento de todas as escolas, postos de saúde e área de lazer. Conclusão de obras importantes, como a creche do Jardim das Acácias, a urbanização do Parque Mariana, a inauguração de duas novas academias da saúde, a retomada e ampliação dos serviços da assistência social e do esporte, a melhoria no IDEB do município, que avalia a nossa educação pública municipal, a retomada das grandes festas, como a Expo Real e a Festa da Cultura Italiana, o reaparelhamento da Guarda Municipal, a volta da coleta de lixo reciclado, além de diversas obras de conservação urbana nas comunidades e um serviço de capina e roçada como há muito tempo não se via em Porto Real”, enumerou o prefeito.

Questionado sobre a crise econômica estadual que refletiu nas cidades e também até as próprias administrações anteriores, que deixaram dívidas aos novos gestores, Ailton Marques apontou que o controle das contas públicas é um desafio diário para a cidade. Ele contou que nos últimos três meses a receita não se comportou como o esperado e, por isso, teve que tomar medidas de contenção para reequilibrar as receitas e despesas. “Mas se você considerar a situação que encontramos e com o que a prefeitura vive hoje a melhora é indiscutível. Hoje pagamos em dia o funcionalismo e conseguimos dar a reposição salarial, quitamos mais de R$ 40 milhões em dívidas com fornecedores e rescisões trabalhistas, reduzimos contratos em até 80% e, como consequência, conseguimos retomar diversos serviços que estavam paralisados no município”, disse, completando que essas medidas têm sido importantes para que a cidade resgate sua credibilidade.

A realização de concurso público depois de 12 anos foi mencionada pelo prefeito como conquista, assim como os novos códigos de posturas, e de obras, para organizar e disciplinar a cidade. “Porto Real contratou um serviço de georeferenciamento, que mapeou cada metro quadrado do município, para que possamos planejar melhor o nosso desenvolvimento e atrair investimentos”, explicou Ailton.

AÇÕES FUTURAS

Sobre o que a população pode esperar para o futuro, o prefeito disse que muitas sementes foram plantadas nos últimos anos e começam a dar frutos nos próximos meses. O prefeito afirmou que existem grandes obras contratadas no acesso ao Freitas Soares e na Avenida Dom Pedro. Estão fazendo licitação para troca de iluminação pública por lâmpadas de LED em toda a cidade. Porto Real terá ainda um sistema de monitoramento por câmeras. Na saúde, Ailton lembrou que estão fazendo a contratação do serviço de tomografia para o hospital.  “Tenho convicção que ainda temos muito para melhorar, mas nossa equipe está extremamente motivada para fazer uma reta final ainda mais realizadora. Temos outras ações em andamento, que vão deixar mais claro a cada dia que Porto Real está no caminho certo. Os moradores podem esperar um melhora crescente no município, mas como muita responsabilidade e critério, respeitando o dinheiro público”, frisa.

SEGURANÇA PÚBLICA

A respeito da segurança pública, que é uma obrigação do estado, Ailton Marques apontou que o número de homicídios no primeiro semestre, comparado com 2018, foi menor, mas esse assunto sempre o preocupa. Ele entende que a prefeitura tem papel fundamental no combate à violência e, por isso, sempre colocou o Poder Público à disposição das polícias para dar suporte às ações. Como forma de prevenção, informou que investiu na retomada de diversos programas sociais que estavam abandonados e na recuperação das escolas e área de lazer e que, além disso, como informou em obras futuras, o reforço na iluminação e o monitoramento por câmeras serão outras ações que ajudarão a melhorar os números da segurança pública.

‘NEM TUDO QUE PORTO REAL PRECISA SERÁ POSSÍVEL REALIZAR EM QUATRO ANOS’

O prefeito, embora já tenha afirmado que tentará reeleição ao A VOZ DA CIDADE, disse na entrevista que não trabalha pensando nisso. Destacou que tem um mandato a cumprir e seu foco está em melhorar a cidade e fazer com que o morador tenha cada dia mais orgulho em viver no município.

Adiantou que não pensa em mudar de partido e que continuidade do governo tem a ver com o reconhecimento das pessoas. “Não perco meu tempo falando mal dos outros políticos ou procurando explorar a boa fé das pessoas, sobretudo dos mais humildes, com falsas promessas. O povo está cansado deste tipo de atitude. Criticar é sempre muito mais fácil, do que colocar a mão na massa e resolver os problemas. Nem tudo que Porto Real precisa será possível realizar em quatro anos. Se lá na frente, a continuidade for o desejo dos moradores, estarei à disposição para fazer Porto Real avançar cada dia mais”, concluiu.

 

 

 

Deixe um Comentário