a voz da cidade presencial 2025

Método adicional de prevenção ao HIV completa um ano na rede pública de Volta Redonda com 307 pacientes atendidos

Por Franciele Aleixo
img 20250511 wa0123
970x250 leaoamigo

VOLTA REDONDA

Há um ano, a Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), disponibiliza o método de prevenção combinada, através de “Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)”. Durante esse período, 307 pessoas já receberam a medicação, via Sistema Único de Saúde (SUS), sendo 289 homens, 16 mulheres cisgênero e 2 mulheres trans. Desse total, 80 usuários são de outros municípios, o que corresponde a 26% do atendimento.

 

O medicamento é disponibilizado gratuitamente no Centro de Doenças Infecciosas (CDI), localizado na Rua Dionéia Faria, número 329, bairro Aterrado; e na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro São Geraldo. Qualquer pessoa pode ter acesso ao tratamento, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira. A PrEP é uma das formas adicionais de prevenção ao vírus HIV – causador da AIDS –, além do uso de preservativos, que também são ofertados no local.

 

A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV, como pessoas que praticam sexo com diversos parceiros ou parceiras, profissionais do sexo, usuários de drogas e casais sorodiscordantes. A expansão da oferta tem o objetivo de diminuir a transmissão do HIV e contribuir para o cumprimento da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS) de eliminar a epidemia de AIDS como um problema de saúde pública até 2030.


 

De acordo com o protocolo do CDI, antes da entrega da PrEP o paciente passa por testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Com os resultados negativos, é feito um cadastro e orientação para o usuário de como utilizar os medicamentos e quando retornar à unidade.

 

*Prevenção Combinada*

 

A PrEP é mais uma tecnologia que integra a chamada Prevenção Combinada. Trata-se de uma série de formas de prevenção ao HIV que podem ser unidas, como a camisinha, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP), testagem, diagnóstico, tratamento, redução de danos a usuários de drogas e imunização. A ideia é que a própria pessoa escolha a melhor forma de prevenção, de acordo com suas necessidades e desejos, sempre com o auxílio e orientação de um profissional de saúde.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos

imagem do whatsapp de 2025 05 13 à(s) 18.36.32 babfb7cf