VOLTA REDONDA
O Movimento Pela Ética na Política (MEP) recebeu, nesta semana, uma homenagem da Câmara de Vereadores pelos 25 anos de atividades. A entrega da “Moção de Congratulações” pelo trabalho voluntariado oferecido pelo Movimento nesse período, como o Pré Vestibular Cidadão, foi uma iniciativa do vereador Raone Ferreira.
A homenagem ocorreu durante a Audiência Pública sobre o tema da Campanha da Fraternidade, da Fraternidade e Educação. O ato cívico-educacional foi proposto e presidido pelo vereador Raone. A acadêmica Amanda Mattos, que é secretária geral do MEP, e o professor Alexandre Batista da Silva, diretor do Colégio Manuel Marinho e também voluntário no Pré Vestibular Cidadão do MEP estavam presentes e registraram o evento. Amanda recebeu a homenagem em nome do MEP.
LIDERANÇAS DIVERSAS
Cerca de 100 pessoas participaram do evento, entre elas lideranças da Igreja Católica, da Secretaria Municipal de Educação e do Colégio Estadual Manuel Marinho. Também estiveram presentes representantes do Diretório Acadêmico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e do MEP, fizeram parte da mesa de trabalho.
O debate fez surgir importantes gargalos e desafios para o processo educacional na cidade e região. “Ensina com amor e fala com sabedoria”, lema da Campanha da Fraternidade, provocou questões importantes, como educar para além da sala de aula, necessidade de ligar educação e saúde, alimentação, cultura e transporte. Ocorreu ainda apelos dos participantes para a retomada do Ensino Médio na Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre) e relatos de experiências educacionais humanistas e inclusivas.