MEP promoverá debate entre os candidatos à presidência da OAB Volta Redonda

0

O Movimento Pela Ética na Política de Volta Redonda (MEP-VR) convidou para o próximo dia 11, os candidatos à presidência da OAB-VR, Rodrygo Vidal, Carolina Patitucci e Rodrigo Vitorino, para participarem do primeiro debate do tipo, na rede do Movimento. A comissão organizadora do debate informa que trata de uma importante eleição na sociedade local. Por isso, um encontro com os candidatos antes do pleito será de suma importância para quem vai votar.
Conforme pontuou o conselheiro do MEP, José Maria da Silva, o Zezinho, dar visibilidade ao debate da eleição da OAB em Volta Redonda é de certa forma conectá-la à ícones da advocacia do Brasil que fizeram história de coragem, entre eles Esperança Garcia, Luiz Gama, Ruy Barbosa, Evandro Lins e Silva e Sobral Pinto. “Pessoas inspiradoras que provocaram nos jovens conselheiros do MEP-VR a organizar o inédito debate entre os candidatos à presidência da OAB-VR “, informou.
Luiz Gustavo, conselheiro do MEP e da comissão de organizadora destacou que a equipe está pronta para receber os candidatos. “O Conselho do Movimento aprovou a realização do debate e já fizemos os primeiros encaminhamentos. Está tudo certo para o debate. Será, sem dúvida, um momento singular. Exatamente por oportunizar os diferentes operadores do direito, as academias e também a comunidade estabelecerem parâmetros de ligação da advocacia com a sociedade”, destacou Luiz Gustavo, conselheiro do MEP e da comissão de organizadora. Gabriela Patrícia, que também faz parte da equipe organizadora, acredita que todos irão confirmar presença. “Acredito que até o dia 5 de novembro, todos convidados confirmem presença”, afirmou Gabriela.
ESTRUTURA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
Os organizadores garantem que o debate será transmitido ao vivo na página do facebook do MEP-VR e está estruturado em três blocos, a participação da academia (UFF, UGB e UniFOA), através dos coordenadores de graduação em direito; participação do MEP-VR com proposições aos candidatos e no terceiro bloco, com perguntas entre os presidenciáveis. A comissão do debate está com expectativa muito positiva da realização do debate. “O MEP-VR acumulou experiências importantes com debates e painéis com candidatos a cargos públicos. Experiências democráticas, que nos animam positivamente para que todos convidados participem do evento do dia 11 de novembro”, comentou Davi Sousa, Conselheiro do Movimento.
Para Amanda Mattos, conselheira designada mediadora do debate, acredita que o debate irá transpor os ‘muros da advocacia’. “Não vou negar, aguardo o debate com ansiedade. Contudo, com o apoio técnico da equipe, procurarei na linha da equidade e ética fazer o melhor para que o encontro seja proveitoso e que sobretudo leve a comunidade a compreender que a advocacia precisa ser entendida como verdadeiro instrumento que faz justiça para todos. Transpor os ‘muros da advocacia’ é importantíssimo” concluiu Amanda.