MEP promove encontro com parlamentares eleitos pela região

0

VOLTA REDONDA

O Movimento pela Ética na Política (MEP) realizou na terça-feira, 13, um encontro com alguns parlamentares eleitos com base na região. O encontro teve como principal objetivo valorizar a democracia representativa e ligar a importância da cidadania participativa junto ao parlamento. Foi a quarta edição do evento, já que três outros foram realizados com vereadores eleitos na cidade para a legislatura entre 2012 e 2016, e com os deputados eleitos em 2014.

Para o evento, segundo os conselheiros do MEP, foram convidados os deputados estaduais eleitos Marcelo Cabeleireiro (DC), de Barra Mansa, Gustavo Tutuca (MDB), de Piraí; e os federais eleitos Antônio Furtado (PSL), Volta Redonda, Alexandre Serfiotis (PSD), Porto Real, e Luiz Antônio (DC), de Valença. O deputado estadual reeleito André Correa (DEM), também de Valença, também foi convidado, mas está preso por conta da Operação Furna da Onça. Estiveram presentes Marcelo Cabeleireiro, o delegado Furtado e Regiane Galvão representando Serfiotis.

O deputado estadual reeleito por Barra do Piraí, Gustavo Tutuca, segundo os conselheiros, não compareceu, não mandou representante e não justificou a ausência, assim como Luiz Antônio.

PROXIMIDADE COM OS ELEITOS

Visando ainda criar proximidade com os eleitos da região e apresentar o ‘Olhar do Movimento’ relacionado às algumas demandas regionais e também nacional, no que tange a política de inclusão social, o encontro, de acordo com os conselheiros, teve a inicio com Amanda Mattos, conselheira do MEP, seguida da apresentação e considerações iniciais dos parlamentares. O tom, segundo o coordenador do MEP, José Maria da Silva, foi de agradecimento por estarem no evento. Na sequência, com a âncora pelo professor Raphael Lima, sociólogo ligado à Universidade Federal Fluminense (UFF) e colaborador no Movimento desde 2007, foi feita a apresentação do cenário político regional e nacional, com marcações voltadas às necessidades mais urgentes.

A partir da exposição do professor Lima, os deputados eleitos fizeram suas ponderações e sinalizaram sinalizando compromissos. Algumas representações de segmentos sociais, como Comissão de Moradores VG 4, OAB-Direitos Humanos e Mulher, Conselho Municipal da Saúde, Corrente do Bem levantaram demandas importantes. “Em síntese, o encontro de transcorreu de forma serena e firme”, disse Zezinho.

QUESTÕES EVIDENCIADAS

Cinco questões principais foram evidenciadas durante o encontro. A primeira trata-se do Desenvolvimento Regional com ênfase à geração de emprego, além de Direitos Humanos, com olhar para a situação das cadeias, não à maioridade penal, memória e história relacionadas ao BIB-BM e a questão do armamento. A terceira questão foi a Saúde e preocupação com o congelamento da receita e deficiências no Hospital Regional, como questões ambientais, voltadas aos passivos e poluição, e por último, Pensar Educação Pública de Qualidade e o questionamento  à escola sem partido.

Nos agradecimentos, os deputados eleitos e a assessora sugeriam novo encontro em 2019. O professor Érique Barcellos, conselheiro do MEP, fez as considerações finais. Para todos os participantes, o evento e os temas discutidos foram positivos.

 

 

Deixe um Comentário