MEP lança Sondagem Popular Sociopolítica em Volta Redonda

0

Foi lançada, na manhã desta terça-feira, 24, pelo Movimento pela Ética na Política (MEP) a Sondagem Popular Sociopolítica, edição 2018, sobre ‘Política: Eleições e Sistema de Governo’, em Volta Redonda.  Alunos de mais de 15 instituições de Ensino Publico e particulares, além da população em geral serão alcançados até amanhã pelos estudantes do Pré-Vestibular Cidadão, colaboradores e professores do Movimento. A primeira ação aconteceu nas proximidades da Praça Sávio Gama, em frente ao Palácio 17 de Julho, no bairro Aterrado. O resultado da ação será divulgado na próxima segunda-feira, 30, na sede do MEP, no bairro Niterói.

A expectativa dos organizadores é fazer com que cerca de 500 pessoas respondam questionários em diferentes espaços. Ainda segundo os organizadores, haverá pesquisa direta em diferentes bairros da cidade. A pesquisadora Amanda Mattos, animada com a ação, disse durante o lançamento que os jovens estão inquietos, querem falar e participar. “Eles dão ideias e mostram desejo de mudança”, comentou a pesquisadora que, ao lado de Deylor Oliveira, Nirlene Purassol Tepedino e José Maria da Silva, o Zezinho, participou do lançamento da Sondagem Sociopolítica do MEP.

Durante a sondagem, as pessoas deverão responder sobre expectativas eleitorais e sistemas de governo. O professor Érique Barcelos de Cultura e Cidadania II e José Maria contaram que orientaram e motivaram os estudantes do Pré-Vestibular Cidadão à participarem respondendo e realizando entrevistas em seus espaços de vivências, como nas ruas. “O MEP, desde o ano 2000 utiliza a metodologia para sondar a percepção das pessoas sobre referentes temas sociopolíticos. O envolvimento dos estudantes na participação e nos debates dos resultados tem construído atitudes novas. A estudante do MEP, Mariana Silva, de 18 anos, respondeu as perguntas e comentou que é muito importante ouvir as pessoas. “O fato de responderem já provoca reflexões sobre o momento político”. Não é só uma pesquisa de campo, é algo que vai além, participo com gosto”, destacou a estudante.

Outro que se mostrou bastante animado no lançamento da sondagem foi o também estudante do MEP, Áquila Leite, de 16 anos. “Muito interessante, difundir um trabalho sério para formar cidadãos conscientes”, ressaltou. A aluna do 1º  período do curso de Direito do UGB, Ana Beatriz Silva Veiga, de 17 anos, foi uma das abordadas na rua pela equipe do MEP. Disse que ação como essa é importante, já que os ouvidos poderão apontar soluções e não somente criticar.

Vale lembrar que, os entrevistados deverão responder a três perguntas objetivas que abordam critérios na escolha de candidatos, projetos e sistema de governo.

 

 

Deixe um Comentário