Megaoperação de combate à pedofilia prende um homem em Barra Mansa

0

PAÍS/BARRA MANSA

Mônica Vieira

[email protected]

Em uma das maiores ações do mundo em combate à pedofilia, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), deflagrou no início da manhã de ontem a operação Luz na Infância, para dar cumprimento a mandados de busca e apreensão em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal. Até o fechamento desta edição, 108 pessoas haviam sido presas, sendo uma delas em Barra Mansa.

No Rio de Janeiro, os agentes atuam nos municípios de Nilópolis, na Baixada Fluminense, São Gonçalo, Região Metropolitana e Barra Mansa, Sul Fluminense. Ao todo, para o estado, foram expedidos quatro mandados de prisão, além de um de busca e apreensão.

O jornal A VOZ DA CIDADE falou com o delegado Ronaldo Aparecido, da 90ª Delegacia de Polícia de Barra Mansa, e ele confirmou a prisão de uma pessoa ontem pela manhã na cidade. “Foi uma operação envolvendo todo o Brasil e a Delegacia Especializada do Rio de Proteção a Crianças e Adolescentes Vítimas. Eles entraram em contato conosco pedindo o apoio da 90ª DP. Porém, o homem foi preso em flagrante e o caso foi ‘lavrado’ na Cidade da Polícia, no Rio”, disse o delegado.

O A VOZ DA CIDADE também entrou em contato com o delegado de polícia assistente da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), Rodrigo Moreira. Ele contou que em Barra Mansa, foi realizada a prisão de Laureli do Nascimento Camacho de Lacerda, 46 anos, no bairro São Luiz. “Na casa dele foram encontrados milhares de arquivos contendo fotos e vídeos envolvendo pornografia infantil. Todo o material será remetido à perícia. O homem será encaminhado ao sistema prisional onde aguardará decisão judicial acerca de conversão da prisão em flagrante em preventiva”, contou o delegado.Em Barra Mansa, foi realizada a prisão de Laureli do Nascimento Camacho de Lacerda, 46 anos – Reprodução

“A operação foi fomentada pela SENASP e executada no Rio de Janeiro pela DCAV (Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima). A operação de hoje (ontem) teve a colaboração da 90ª DP (em Barra Mansa) e de outras unidades especializadas (em Nilópolis e São Gonçalo)”, completou o delegado.

OPERAÇÃO

O trabalho que resultou na operação durou seis meses e foi coordenado pela Diretoria de Inteligência (DINT) da Senasp, em conjunto com as agências de inteligência das secretarias estaduais de segurança pública e polícias civis. A ação envolveu 1,1 mil policiais.

Os alvos da operação foram identificados através de um trabalho de cooperação mútua realizado em parceria entre a Diretoria de Inteligência da Senasp e a Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE).

Os trabalhos que resultaram na operação Luz na Infância vêm sendo feitas há seis meses e resultam do aprimoramento do trabalho de inteligência de segurança pública e atuação em modelo de força tarefa, que reúne em um mesmo ambiente de trabalho, policiais com expertise e capacitação na repressão a esses tipos de crimes.

Estiveram envolvidos na operação o Ministério da Justiça e Segurança Pública – por meio da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Embaixada dos Estados Unidos da América no Brasil, Adidância da Polícia de Imigração e Alfândega em Brasília (US Immigration and Customs Enforcement-ICE), agências de inteligência das secretarias de segurança e das polícias civis dos 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, delegacias especializadas de repressão aos crimes contra crianças e adolescentes e delegacias de repressão aos crimes cibernéticos.

PEDOFILIA

Pedófilos geralmente são pessoas adultas que tem preferência sexual por crianças pré-púberes ou no início da puberdade. O complexo ambiente da internet e a ausência de fronteiras no mundo virtual são elementos que propiciam terreno fértil à atuação desses criminosos.

Diante deste cenário, o governo federal, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, ao qual está subordinada a Diretoria de Inteligência da Senasp, iniciou um trabalho de integração de todo o Subsistema de Inteligência de Segurança Pública, com a finalidade de reestruturar todas as Agências de Inteligência de Segurança Pública dos entes federados. Alcançando assim, a integração com otimização de recursos e eficiência nos resultados de repressão a organizações criminosas e criminalidade transfronteiriça.

LUZ NA INFÂNCIA

A operação foi intitulada Luz na Infância por serem bárbaros e nefastos os crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A internet facilita esse tipo de conduta criminosa e, via de regra, os criminosos agem nas sombras e guetos da rede mundial de computadores.

Luz na Infância significa propiciar as crianças e adolescentes vítimas de abuso e violência sexual, o resgate da dignidade, bem como, tirar esses criminosos da escuridão, para que sejam julgados à luz da Justiça.

Deixe um Comentário