>
728x90 vacina (1)

Médicos são capacitados cientificamente a tratarem pacientes com dores crônicas e fibromialgia utilizando a terapia canabinóide

Por Carol Macedo
bnr am aniv barra mansa 970x150

RIO
Foi realizada na última semana, uma capacitação exclusiva para médicos, organizada pela empresa farmacêutica FarmaUsa, com filial em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, com o objetivo de abordar esse tema importante, devido seu crescimento nos últimos anos e mostrar formas alternativas para que os médicos possam ter como opções um tratamento eficaz e de qualidade em seus pacientes. A empresa tem levado essa capacitação para todo o Brasil.
Segundo a Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) cerca de 60 milhões de pessoas já sentiram algum tipo dor, entre elas a crônica, atrapalhando seu dia a dia. Muitas das vezes tratadas com a morfina afim de amenizarem os sintomas. Pensando nisso, o reumatologista Dr Victor Verztman, que é especialista em reumatologia apresentou uma palestra sobre o poder da cannabis medicinal na dor crônica e da fibromialgia.
“É importante que os profissionais estudem sobre a cannabis para fins medicinais, porque vem surgindo como opção para tratar várias doenças que ainda não têm tratamento nem medicação eficazes”, afirmou o reumatologista.
O diretor técnico da FarmaUSA, Helder Oliveira, também esteve presente no evento e comentou sobre a repercussão da palestra: “A palestra foi um sucesso. O local do evento contou com a presença de muitos médicos renomados interessados no tema. Ouvi perguntas pertinentes e tenho certeza que o Dr Victor sanou as dúvidas de todos. Cada vez mais a cannabis medicinal vem se tornando uma alternativa muito efetiva para diminuir as dores crônicas. “, destacou Helder.
O evento foi promovido pela FarmaUSA em parceria com Quantum Life Sciences e Medropharm, e foi voltado exclusivamente para médicos. “O tratamento da dor crônica baseado no uso de antidepressivos não tem muita eficácia e o paciente não tolera pelos seus efeitos colaterais. E a cannabis vem sido vista como mais uma potencialidade para diminuir estes medicamentos. Ela é bem tolerável e bem menos prejudicial à saúde dos pacientes”, comentou Dr Victor Verztman.
Uma pesquisa publicada na revista Pain Physician, diz que a cannabis ajudou a reduzir em até 67% o uso do opióides, medicamentos com efeitos analgéticos e sedativos potentes, para controlar a dor, principalmente a morfina. Pesquisadores do Instituto de Medicina da Dor da Pensilvânia acompanharam pacientes diagnosticados com dores crônicas de perto e perceberam que a taxa subiu para 73%.
“O tratamento não é milagroso e não traz uma cura permanente, mas ajuda muito para quem sofre com qualquer dor crônica. Alguns pacientes que sofrem de ansiedade, que é um tipo de dor crônica, apresentam respostas na qualidade de vida com os medicamentos derivados da cannabis medicinal. Acompanhei um paciente que tinha fibromialgia e distúrbio de sono que em um mês teve melhora após o tratamento com a cannabis. Além disso, também diminuiu drasticamente o uso de medicamentos como antidepressivos”, detalhou o reumatologista.

Cannabis medicinal tem aumento de 109,8% nas importações


Em 2021, foram autorizadas 40.191 importações de itens para tratamento à base de cannabis medicinal no Brasil. Ou seja, houve aumento de 109,8% comparado a 2020, que registrou 19.150 importações. Dados são da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Um estudo feito pelo Portal The Green Hub destaca que para 2024, o mercado global de Cannabis legal está estimado em U$$ 55,3 bilhões, e que Canadá e EUA deverão ter maior parte deste mercado. Já a América Latina deve responder por U$ 824 milhões no mesmo ano.
FarmaUSA
A FarmaUSA Pharmaceutical Group foi fundada em 2005, nos Estados Unidos, possui uma filial em Volta Redonda e está construindo um laboratório para produção em massa de produtos no Brasil. Atualmente, eles são produzidos na Suíça e nos Estados Unidos e são importados para o Brasil de acordo com a demanda dos pacientes.
É considerada a primeira Cannabis Medicinal no país por ter criado o primeiro produto com CBD (Canabidiol) isolado e 100% farmacêutico. Atualmente seus produtos são inspecionados e importados, normativa regularizada RDC 335/2020 e 570/2021 pela ANVISA.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos