Mauatur e Sebrae desenvolvem o Projeto Roteiro do Paraíso

0

RESENDE

A Associação Turística e Comercial da Região de Visconde de Mauá, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do Rio de Janeiro (Sebrae/RJ) realiza nos meses de agosto e setembro o projeto Roteiro do Paraíso, com a proposta de mapear as principais atrações na região de Visconde de Mauá, seja no setor da gastronomia, hotelaria, fauna e flora. Nesta terça-feira, 7, ocorreu a palestra Urban Hacking, do projeto Destinos Turísticos Inteligentes, com o consultor  Flávio Gueiros.

O evento realizado na sede do Parque Estadual da Pedra Selada serviu de orientação para os empresários e empreendedores da região de Visconde de Mauá. “O nome do projeto chama-se Roteiro do Paraíso, o que significa dizer que a parceria do Sebrae com a Mautaur e o Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), nós estamos fazendo a roteirização , evidentemente com a consultoria individual para as empresas que vão participar”, argumenta Paulo Gomes, ressaltando o total de participantes. “Temos inscritos aproximadamente 40 estabelecimentos, especialmente pousadas que vão participar do projeto, a roteirização: os caminhos da gastronomia, os caminhos das artes, caminhos da cultura, caminhos dos observadores de pássaros e as trilhas da região de Visconde de Mauá. Serão criados vários roteiros, folders para distribuir para os turistas. O evento pretende atrair, por exemplo, o turista específico para a observação de pássaros”, comenta.

A Rota Paraíso vai divulgar os caminhos das águas (cachoeiras e poços, etc.); caminho das artes e ofícios; caminhos da gastronomia; caminho das aves (observação de pássaros); caminho das hospedagens; Caminho das Oliveiras, entre outros. O projeto resultará em um mapa com a marcação dos diversos caminhos, ou seja, da oferta turística da Região de Visconde de Mauá. “Convidamos todos os interessados para a reunião desta terça-feira. A principal proposta é iniciarmos uma ação que visa a sustentabilidade dos destinos turísticos, no sentido de interagir e integrar a comunidade local nas atividades turísticas da cidade em parceria com o comércio local, com a área rural, o poder público e outros parceiros do trade turístico”, ressalta Paulo Gomes.

O governo de Resende participou do evento e de acordo com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, o projeto tem como objetivo melhorar ainda mais a oferta de turismo no município e capacitar os envolvidos, visando diversificar e modernizar ainda mais o setor. “Em Resende, temos localidades turísticas privilegiadas e uma estrutura muito agradável aos visitantes, mas podemos melhorar e fazer com que o segmento turismo cresça ainda mais. Adequando-nos ao projeto Destinos Turísticos Inteligentes só temos a ganhar, pois esta modernização do setor é uma tendência mundial”, disse o secretário.

OBSERVAÇÃO DE AVES

Ainda na programação do Roteiro do Paraíso, nos dias 20 e 23 de agosto o Destinos Turísticos Inteligente promoverá em Visconde de Mauá, na sede do PEPS, o workshop ‘Infraestrutura Turística para Observação de Aves nos Pequenos Negócios’. A atividade gratuita terá a consultoria de Tietta Pivatto, as inscrições são limitadas e devem ser realizadas até o dia 15. Os interessados podem enviar e-mail para [email protected], ou ligar para (21) 2212-7952. A abertura será dia 20, às 9 horas.

Deixe um Comentário