Matheus Simão nova promessa de Resende

0

Oi pessoal! Na coluna dessa semana vou contar um pouco sobre meu xará e amigo Matheus Simão, atleta de natação que representa muito bem a nossa cidade de Resende. O Simão começou a nadar aos quatros anos em uma academia de Resende, com os profissionais sempre dizendo que ele era muito esforçado. Ao chegar ao nível mais avançado, seu professor na época, Marcos Lima, aconselhou aos pais que deveriam procurar outra opção para seus treinamentos para entrar de vez na competição.

Matheus Simão é mais resendense se destacando no cenário nacional da natação – Foto: Divulgação

Ele indicou então o técnico Marcelo Silva, o mesmo técnico que me treinou no Sesi Resende e passamos a treinar, na época, no mesmo clube.

Simão começou a se destacar em competições pelo sul do estado do Rio. Em  2014 se tornou atleta federado pelo Fluminense do RJ, mas continuou seus treinamentos em Resende. A cada dia que passava seu técnico percebia que o jovem atleta tinha facilidade para as provas de longa distância e ele foi se especializando nos 400m, 800m e 1500m, além das provas dos 200 e 400medley. Tendo sido premiado várias vezes como melhor índice técnico e troféu eficiência pela Federação Aquática do Estado do Rio de Janeiro (Farj). Os estudos também é outra paixão do atleta; tendo sido premiado na Olimpíada Brasileira de Matemática e do Poliedro.

Há pouco mais de dois anos assistindo aos treinamentos de alguns atletas da Maratona Aquática, com apenas 11 anos de idade se aventurou em fazer uma prova de 2000m na Praia do Pontal no Rio de Janeiro, terminando em 10º lugar geral e em primeiro na sua categoria. Uma grande vitória para quem nunca tinha nadado no mar.

Mesmo com o sucesso nas Maratonas o foco sempre foi às competições nas piscinas. Participando de todos os campeonatos Estaduais, Sudeste e Brasileiro desde 2015 na categoria Petiz 1, sempre pontuando e somando pontos para sua equipe. No ano de 2019 seu técnico achou que já era hora de encarar as duas modalidades simultaneamente: Natação e Maratona Aquática. E deu certo!

Simão tem 13 anos e disputou a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) em fevereiro em Porto Alegre, terminou com o  ouro nos 10 km, e bronze nos 5km. Semana passada, na segunda etapa, ele se sagrou novamente campeão da categoria nos 10 km e com a prata nos 5Km. Mais uma coincidência comigo, que também fui campeão brasileiro pela primeira vez aos 13 anos.

Muitos perguntam a fórmula do sucesso e ele sempre diz que ama a natação.  Se dedica aos treinos com foco e determinação, tendo muitas vezes um volume de treino que chega a seis horas diárias. Ele faz ainda  três aulas semanais de aprimoramento físico,  fisioterapia preventiva duas vezes na semana e acompanhamento nutricional.

Tenho um orgulho imenso de servir como inspiração para o Matheus Simão e tenho certeza que esse ano só está começando para ele. Parabéns Matheus! Foco sempre nos treinos e nos estudos.

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !