Matheus Gonche já treina no Centro Aquático aguardando sua estreia nas Olimpíadas de Tóquio

0

RESENDE/TÓQUIO

Com a abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio marcada para a manhã desta sexta-feira, dia 23, os moradores de Resende têm um motivo a mais de não tirar os olhos da televisão, especialmente para as provas de natação. O nadador resendense, Matheus Gonche, 22 anos, vai disputar a sua primeira Olimpíada da carreira.

Gonche, junto com parte da delegação de natação, chegou a Tóquio no último domingo, dia 18. Apesar de ainda estar se acostumando com o fuso horário, uma vez que Japão são 12 horas à frente ao Brasil, o atleta já iniciou os treinamentos na piscina Olímpica, no Centro Aquático de Tóquio. Ele vai disputar as provas dos 100m Borboleta e do revezamento 4x100m Medley masculino. O nadador conversou com a equipe de reportagem do A Voz da Cidade nesta quarta-feira, dia 21.

Matheus Gonche já treinou na piscina Olímpica do Centro Aquático de Tóquio – Divulgação

Matheus Gonche contou que parte da delegação brasileira de natação chegou no último dia 18 na capital japonesa. Ele comentou sobre os protocolos dos organizadores das Olimpíadas. “Todos os protocolos são muito rígidos. Fizemos testes contra Covid-19 quando chegamos e temos que fazer coleta de saliva todos os dias. Tudo visando o bem-estar de todos que estão envolvidos. Se todos fizerem sua parte não teremos problemas e contaminações. Além disso, nos receberem muito bem”, disse o nadador.

Já sobre a aclimatação, Matheus contou estar se adequando com o fuso horário. “Aos poucos estou me acostumando e adequando os horários do sono e aos dos treinos”, revelou o atleta. Por sinal, o nadador já treinou na piscina Olímpica do Centro Aquático de Tóquio, onde acontecem as provas. “Já treinei. A piscina é maravilhosa”, disse Gonche que treina diariamente. “Os treinos são programados pelo treinador. Geralmente, um ou dois treinos ao dia. Alguns exercícios de academia e fisioterapia. Estamos na fase final de preparação, ou seja, o período de polimento, conhecido na natação como a hora em que fazemos um descanso para competição”, completa.

Embora a estreia nos Jogos Olímpicos aconteça só no próximo dia 29, quando participa das provas dos 100m de Borboleta, Matheus Gonche está com boas expectativas para a competição. “Estou preparado e agora é descansar para poder fazer uma boa prova. Consegui treinar bem e estou me sentindo muito bem para a estreia Olímpica”, afirma o nadador.

Matheus manda um recado para os brasileiros, em especial aos resendenses. “Meu recado é um pedido para torcerem muito! E que mande muita energia! Não só para mim, mas para todos atletas brasileiros. Iremos suar bastante para conseguir uma medalha e chegar no melhor resultado possível para orgulhar nosso país”, solicita o nadador.

CALENDÁRIO

De acordo com o calendário dos Jogos Olímpicos, o nadador Matheus Gonche estreia no próximo dia 29. As competições acontecem no Centro Aquático de Tóquio. O nadador vai disputar a prova de 100m Borboleta masculino, às 7h50min. A semifinal da competição acontece no mesmo dia às 22h30min. Já a final será realizada no dia 30, às 22h30min.

As eliminatórias da prova do revezamento 4x100m medley masculino será realizada no dia 30, às 9h50min. A final acontece no dia 31, às 23h36min. Vale destacar que os horários são os de Brasília.

error: Conteúdo protegido !