Marquises dos Centros Histórico e Comercial de Resende poderão passar por vistoria

0

Preocupado com o estado de conservação das marquises dos prédios dos Centros Histórico e Comercial do município, o vice-presidente do legislativo, o vereador Joaquim Romério (PMDB) propôs a Prefeitura que faça uma vistoria. A indicação do vereador foi aprovada por unanimidade no plenário e encaminhada ao prefeito Diogo Balieiro Diniz(PSD).

Segundo o vereador Romério, o objetivo da vistoria é fazer um levantamento sobre as condições das marquises do município e prevenir os riscos de acidentes. “Não é a primeira vez que faço este pedido a administração municipal. Em legislaturas anteriores também a apresentar esta indicação que se faz necessária devido ao grande número de marquises de nossa cidade que apresentam sinais de desgaste, inclusive já com suas ferragens de sustentação completamente a mostra. É muito importante que o Poder Público através de sua fiscalização de obras, realize uma vistoria das marquises para evitar que possa ocorrer uma tragédia anunciada pelas rachaduras e ferragem aparente”, explicou o parlamentar. Romério ressalta também tal vistoria pode ser feita por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do rio de Janeiro(Crea-RJ). “A realização desta vistoria muito fará pela conservação dos bens imóveis, bem como também pela prevenção de acidentes, principalmente com a chegada da época das chuvas, já que a quantidade de águas certamente faz aumentar as possibilidades de algum tipo de desabamento. Creio ser necessário que a Prefeitura em parceria com o Crea façam este levantamento das condições das marquises em Resende”, completa.

De acordo com um estudo divulgado pela Universidade de São Paulo (USP), as causas principais que podem levar ao desabamento de uma marquise são as seguintes: falhas na elaboração do projeto técnico, posicionamento errado e corrosão das armaduras da ferragem, além da sobrecarga e deficiência no escoramento. O mesmo levantamento da universidade aponta a manutenção preventiva e a realização permanente de vistorias como ações necessárias para evitar acidentes.

Deixe um Comentário