Por conta de uma denúncia formalizada pela direção do Esporte Clube Rio São Paulo, o Maricá, que ocupa a vice-liderança da Série B2 do Campeonato Estadual e é fortíssimo candidato a uma das vagas para o acesso a Série B1 de 2019, no próximo dia 21 poderá sofrer um duro golpe. É que a equipe será julgada no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD/RJ) pela suposta escalação irregular do atacante Felipe Zuca na atual temporada.
Segundo a denúncia apresentada pelo Alvinegro do Campinho, Felipe Zuca, nascido em novembro de 1997, ainda tem 20 anos. E, seguindo o artigo 44 do Regulamento Geral de Competições (RGC), o atleta não poderia disputar a Série B2 de adultos sem assinar um contrato profissional. A Federação permite apenas atletas não profissionais nascidos, no máximo, até 1998 (ano em que completa 20).
Baseada nas informações da denúncia do EC Rio São Paulo, a Procuradoria ingressou com a denúncia, que estará na pauta da Oitava Comissão Disciplinar no próximo dia 21. O clube foi enquadrado no artigo 214 do CBJD (escalar atleta sem condição legal), que prevê punição em multa de R$ 100 a R$ 100 mil, além da perda dos pontos conquistados na partida e mais três pontos (seis ao todo).
No entanto, o maior problema do Maricá é que Zuca foi titular da equipe em todas as partidas da atual temporada na Série B2, e se o pleno do TJD-RJ considerar toda a participação do atleta como irregular na competição, o clube poderá ser punindo com a perda de 69 pontos, ficando negativo e, consequentemente, na última colocação na classificação geral da Série B do Campeonato Estadual e rebaixado à Série C.
Leão do Sul na mesma situação
Uma situação parecida encontra-se o Barra Mansa Futebol Clube, que também será denunciado pelo Esporte Clube Rio São Paulo nos próximos dias. Segundo informações da direção do Alvinegro do Campinho, o Leão do Sul teria escalado o atleta Moisés Camacho do Amaral da Silva para a partida contra o Araruama no domingo, dia 9, e que foi disputada na Cidade do Aço. Na ocasião o Leão do Sul venceu pelo placar de 1 a 0. Neste caso, sendo comprovada a irregularidade, a equipe barra-mansense poderá ser punida com a perda de seis pontos, o que acabaria de vez com as chances de classificação para as semifinais e consequentemente a lutar pelo acesso a Série B1 do Carioca.
O Esporte Clube Rio São Paulo vai a campo hoje, às 15 horas para enfrentar o Mesquita, no Estádio Joaquim Flores, na Nova Cidade.
Já o Leão do Sul vai a campo no próximo domingo, dia 16, para encarar o São Cristóvão, às 15 horas, na Rua Bariri.