RIO
Ao lado do candidato a vice-governador, Leonardo Giordano (PCdoB), Marcia caminhou pelas ruas e participou de roda de conversa com mulheres da comunidade. Durante a visita, os candidatos puderam ver as dificuldades que passa a comunidade com o atual descaso. Segundo as moradoras, o Governo do Estado perdeu completamente o foco nas políticas públicas implementadas à época que o PT governava o Brasil. Para Fryda Luci, participante da roda, a comunidade sofreu muito quando a unidade de saúde de referência saiu de perto da estação do teleférico.
“Tinha CRAS, tinha Clínica da Família e ninguém perguntou se a gente precisava de teleférico. Hoje, são 1450 famílias sem assistência e o teleférico não funciona mais”, contou Camila Santos.
Camila ainda falou com preocupação sobre o crescimento da violência contra a mulher, relatando que o feminicídio vem aumentando nos últimos anos na comunidade, e que as moradoras não têm proteção nas ruas.
Marcia falou da importância das mulheres participarem da política para sair da invisibilidade e lembrou que as políticas para as mulheres têm centralidade em seu programa de governo, e que o combate à violência contra a mulher será prioridade. “Minha candidatura é fruto da necessidade de as mulheres chegaram às instâncias de poder para mudar o jogo”, destacou.
Márcia saiu do Alemão com o compromisso de reencontrar as moradoras para receber delas o documento com registro dos principais problemas e desafios vividos no cotidiano pelas mulheres moradoras do complexo.