BARRA MANSA
Após uma reunião nesta quinta-feira entre o deputado estadual Marcelo Borges da Silva, o Marcelo Cabeleireiro (DC), e a secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Cristina Quaresma, ficou decidido que será iniciado um estudo de viabilidade visando a reabertura do Restaurante Popular, que está fechado desde 2016. A secretária informou ao deputado que virá em Barra Mansa para fazer esse estudo.
Quando funcionava, o Restaurante Popular servia em média 500 cafés da manhã e cerca de 1,5 mil refeições diárias. A secretária Cristina Quaresma chegou a pedir que Marcelo Cabeleireiro intermediasse um encontro com o prefeito Rodrigo Drable quando viesse a Barra Mansa, para essa parceria, mas o deputado a informou que já existe um acordo entre prefeitura e o Governo do Estado, o que torna real a possibilidade de reabertura do estabelecimento. “O governador me passou que a prioridade de reabertura dos restaurantes, em primeira etapa, são o da Central do Brasil, no Centro do Rio, e os de Barra Mansa, por conta do seu pedido, além de Caxias e Campos dos Goytacazes. É claro que mediante as possibilidades, outras cidades também poderão ser contempladas”, declarou a secretária.
Aproveitando a oportunidade, a secretária falou sobre o programa Resolve Aqui, que visa a promoção de cursos de capacitação para os jovens nas comunidades, além da emissão de carteiras de trabalho e de identidade e de uma sala de informática para atendimento de beneficiários do INSS. O programa é fruto de uma parceria entre o governo estadual, CIEE e as prefeituras. O primeiro formato será implantado no bairro de Acari, na cidade do Rio, nos próximos dias. A meta, segundo ela, é levar a iniciativa para outras regiões, com destaque para o Médio Paraíba.
O deputado demonstrou interesse em realizar o programa nas cidades da região.“Sei da confiança que o governador Wilson Witzel tem depositado em meu mandato como intermediário entre as demandas das cidades do Médio Paraíba e o Executivo Estadual. Por isso estou aqui reivindicando os benefícios e sei que, assim que possível, seremos atendidos”, frisou o parlamentar, que ainda teve a garantia de mais um serviço para os municípios da região: o Ônibus Lilás itinerante, que presta orientações jurídicas e psicológicas às mulheres vítimas de violência. “Barra Mansa, como outras cidades, está a cada dia, lamentavelmente, registrando mais casos de feminicídio e outras formas de violência contra as mulheres. Por isso, a presença destes profissionais do Ônibus Lilás, é de grande importância”, finalizou o deputado.