BARRA MANSA
O ex-deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Barra Mansa, Marcelo Cabeleireiro (União Brasil), vem participando de reuniões com diversas associações de moradores. Durante os encontros, Cabeleireiro vem alertando que o tema Segurança Pública deve ser tratado como prioridade entre os pré-candidatos a prefeito.
Para o combate à violência, além da instalação de uma Delegacia de Homicídios, em Barra Mansa, Cabeleireiro defendeu parceria com o Governo do Estado. Esclareceu ainda que o Departamento Geral de Homicídio e Proteção à Pessoa (DGHPP), da Polícia Civil do Rio de Janeiro, criou novas regras para investigações de homicídios, em ações da polícia, o que vem facilitando expressivamente a apuração dos casos.
ELUCIDAÇÃO DE MUITOS CASOS
Para o pré-candidato, a instalação de DHs na capital, em Niterói e na Baixada Fluminense tem favorecido a elucidação de muitos casos e, tal órgão, uma vez funcionando na cidade, será de fundamental importância para coibir esse tipo de crime além de agilizar a apuração dos casos. Ele citou ainda dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), do Estado do Rio de Janeiro, mostrando o aumento de casos de violência em diversas cidades do estado, entre elas, Barra Mansa.
Ainda, segundo Marcelo, o número de homicídios em Barra Mansa, de acordo com o ISP, aumentou em 93,8%, entre janeiro e setembro do ano passado, em comparação ao mesmo período de 2022. “Enquanto em 2022, até setembro, foram registrados 32 homicídios na cidade, em 2023, no mesmo período, o número de homicídios dispara para 62”, comentou Marcelo, reforçando que a dificuldade na investigação de homicídios, gera sentimento de impunidade por parte dos infratores. “Por isso, se tornam fundamentais medidas que impactem sobre este cenário”, concluiu.