Marcas nacionais criam versões baseadas em tendências de maquiagem coreana

0

SUL FLUMINENSE

Cushion, essence, sheet mask: essas palavras, ainda novas para o mercado da beleza brasileiro, começam a aparecer cada vez mais estampadas tanto nos produtos coreanos que chegam em grande escala ao país como nas versões nacionais.

O desembarque implica em adaptações ou mudanças no estilo da maquiagem da mulher brasileira e na aceitação da importância do cuidado e da hidratação da pele. A obsessão coreana com a beleza, com seus muitos passos, também está vindo a reboque.

A maquiagem da brasileira, assim como a da norte-americana, cobre manchas e busca afinar o rosto e o nariz. Nos olhos, predominam os tons mais escuros. E, por conta do calor e da pele oleosa, prefere-se uma pele com acabamento mais seco.

Já no k-beauty (termo usado para a beleza sul-coreana) a pele recebe uma fina cobertura de base e corretivo, que possuem textura bastante hidratante. Nos olhos, a preferência é por sombras claras, com toque de brilho, e delineador. Nessa tendência, o foco está mais para o tratamento da pele do que no potencial de cobertura e pigmentação das maquiagens.

O cuidado com a pele é justamente uma das marcas da chamada base cushion (almofada, em inglês). Em geral combinam a cobertura em cor com um alto fator de proteção solar e componentes hidratantes. Na Coreia do Sul esse formato é uma febre há anos. Uma das líderes de mercado é a sul-coreana Laneige, que diz vender mais de um milhão de unidades ao ano.

No Brasil, marcas como O Boticário e Quem Disse, Berenice?, ambas do mesmo grupo, têm buscado entrar na tendência mundial do k-beauty adaptando os princípios da base cushion sul-coreana ao gosto das brasileiras.

Além dos produtos fabricados no Brasil, outras marcas começaram a vender aqui as cushions produzidas na Coreia. É o caso da Klasme, marca lançada há menos de um ano e que vende produtos fabricados na Ásia. Na Sephora Brasil também é possível encontrar a base cushion da marca sul-coreana Missha, que tem um dos BB Creams mais famosos do mundo, e suas máscaras faciais que hidtratam e tratam e pele, as chamadas sheet masks —outro pilar do k-beauty. Nas farmácias também é cada vez mais fácil encontrar máscaras faciais de marcas como a americana Kiss NY. Há também linhas das marcas nacionais Belizz e Ricca.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !