ITATIAIA
A Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro (FEEMERJ) e o Grupo Excursionista Agulhas Negras (Gean) realizaram, durante o feriado de Carnaval, a manutenção do lance “Pulo do Gato”, localizado na Via Sul das Prateleiras, uma das rotas mais conhecidas do Parque Nacional do Itatiaia (PNI).
A intervenção foi deliberada pela Câmara Temática de Montanhismo e Ecoturismo do parque e contou com autorização oficial da administração do parque. O objetivo foi solucionar um problema recorrente de afrouxamento e degradação das proteções fixas, causado pelo uso inadequado das chapeletas e pela aplicação em sentidos incorretos.
Durante a ação, foram instaladas duas novas proteções fixas do tipo grampo químico, sistema ancorado com cola especial de alta resistência, garantindo maior estabilidade e segurança aos escaladores. Participaram do trabalho voluntário Frederico Campos, diretor técnico da FEEMERJ, além de Igor Spanner, Daian Araujo e Julio Spanner, do Gean.

Novos grampos químicos reforçam segurança – Redes Sociais
Além de doar materiais como cola e equipamentos, Frederico Campos orientou os participantes sobre boas práticas na instalação de proteções fixas, reforçando critérios técnicos e normas de segurança adotadas nas vias do parque. A manutenção seguiu rigorosamente os princípios éticos do montanhismo, especialmente o respeito ao direito autoral das vias e às regras de conquista e conservação estabelecidas pelo PNI.
Especialistas explicam que uma via de escalada é o trajeto definido na rocha que conduz o praticante até o topo, utilizando técnicas específicas e equipamentos de proteção. Funciona como uma “trilha vertical”, planejada para proporcionar experiência esportiva com segurança.
A administração do Parque Nacional do Itatiaia agradeceu a parceria e destacou a importância da manutenção preventiva e do voluntariado para a preservação das áreas naturais e a segurança dos praticantes de esportes de montanha.




