Mangaratiba forma novos Guardas Ambientais

0

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Segurança, Trânsito e Ordem Pública, deu início ao Curso de Formação do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) do Município. O objetivo da capacitação é preparar o agente da guarda municipal convencional a atuar em ambientes de características especificas como mata, rios e mar. A cerimônia de abertura do curso foi segunda-feira (25), na Sede do Parque Estadual Cunhambebe, na localidade do Sahy.

Na última semana, aconteceu o Teste de Aptidão Física (TAF), que habilitou 17 agentes da GM para realizarem o curso. O conteúdo do curso é voltado principalmente para a segurança operacional. Desenvolvido e acompanhado por um pedagogo, as instruções vem para somar conhecimentos teóricos e atividades práticas, fortalecendo a expectativa de sucesso nas operações a serem executadas pelo agente do GPA.

Um dos objetivos da secretaria em oferecer a qualificação é a adequação e atualização do seu corpo de profissionais, através da Seção de Instrução Especializada (SIESP). O curso tem a parceria de outras instituições e também oferece vagas para instituições de outros municípios que se interessarem em qualificar seu quadro de funcionários.

Para Lauro Tenório, Secretário Adjunto da pasta, a capacitação é de extrema importância para os agentes, pois grande parte do território do parque Cunhambebe fica em Mangaratiba. “É mais um passo para a cidade, pois vai nos permitir aprimorar ações preventivas, de conscientização e em alguns casos punitivas para a preservação do nosso território. Esses guardas virão para somar muito”, disse.

Os guardas terão pela frente aulas de legislação ambiental, busca, resgate e salvamento em área de floresta, salvamento em meio aquático, prevenção, combate e extinção de incêndio florestal, defesa e retenção de armamento, técnicas verticais, operação tática com faca, pré-hospitalar básico, técnicas de sobrevivência e deslocamento com mapa e bússola. Os agentes ainda participarão de um curso de sobrevivência na Serra do Piloto.

Também prestigiaram a abertura do curso o secretário de Meio Ambiente Carlos Abenza, O superintendente da Guarda Municipal Leandro Couto, a diretora de Assuntos Estratégicos de Segurança, Lucia Mello, o coordenador do GPA, Antônio Carlos Dias de Castro, Silva Neto, que estará à frente da capacitação, Mirian Bondim, representante da Fundação Mario Peixoto, Ivan Cobra, Coordenador dos Guardas-Parque do Parque Estadual Cunhambebe, além de representantes da Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes e do Movimento Frente Pro GMS-RJ.

Deixe um Comentário