BARRA MANSA
Mais uma intervenção relacionada às obras de readequação ferroviária, o pátio de manobras, começou nesta semana. Trata-se do puxamento das linhas férreas da Concessionária VLI, próximo ao Campo do Ferroviário.
Foi iniciada na terça-feira, 14, a montagem do canteiro de obras com mobilização de equipamentos, máquinas e equipes de trabalho. Segundo informações do secretário de Planejamento Urbano, Eros dos Santos, a conclusão da ponte próxima ao Fórum e do viaduto da Saint Gobain, no bairro Barbará, dependem da realocação dos trilhos da VLI.
O ramal ferroviário que corta o perímetro urbano de Barra Mansa é operado pelas Concessionárias MRS Logística e a VLI. “A primeira empresa já realizou a realocação dos trilhos. Com o puxamento que será feito nos próximos dias pela VLI, começa a ser definido o novo corredor central, ligando as Avenidas Argemiro de Paula Coutinho, na altura do bairro Barbará, e Siqueira Campos, em Saudade. Com isso, será possível a realização de diversas intervenções urbanísticas, como a instalação das vagas de estacionamento, tão fundamentais para o fortalecimento do comércio, com ações de ampliação das calçadas e a retirada do rotativo de algumas ruas do Centro”, destacou.
A previsão é que a obra nesse trecho seja concluída dentro de 40 dias, liberando assim, as frentes de obras na ponte sobre o Rio Barra Mansa e o viaduto Saint Gobain, pelo consórcio construtor atual, do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
O DNIT é o responsável por todas as intervenções que constam no projeto numa extensão de 4,8 quilômetros do corredor ferroviário urbano no município. A Prefeitura acompanha e fiscaliza todas as etapas das obras.