RESENDE
Neste sábado, dia 10, a partir das 10 horas, acontece mais uma etapa do Circuito Histórico de Resende. O Circuito é um projeto de visitação que oferece aos participantes uma caminhada pelo Centro da cidade, contando um pouco da história do município, por meio dos pontos turísticos, prédios, construções, monumentos e de personagens ilustres. Vale lembrar que todo o passeio segue as regras de segurança e prevenção contra a Covid-19.
O objetivo do Circuito Histórico é o de fomentar o turismo cultural no município, gerar emprego e renda para os guias de turismo, além de proporcionar acesso à cultura e o lazer para diversas faixas etárias a um baixo custo. “A proposta é de valorizar a história de Resende, dos prédios, construções, Igrejas e personagens resendenses ou que passaram pela cidade. Também queremos fomentar o turismo na nossa cidade através de visitas guiadas realizadas a pé pelas ruas do Centro Histórico, apresentando os importantes atrativos culturais e históricos. Além disso, queremos demonstrar a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural de nossa cidade”, explicou o historiador, guia de turismo e idealizador do projeto, Marcos Iran Bezerra Pereira Júnior. Ele informa ainda que o Circuito Histórico é uma oportunidade de as pessoas conhecerem o município. “São duas horas de caminha onde as pessoas conhecem e aprendem um pouco da história de Resende e de seus personagens ilustres que passaram por aqui”, conta Marcos Iran.
O Circuito Histórico é composto de quatro roteiros: O primeiro é o Resende Histórica, Cafeeira e Princesinha do Vale; o segundo Resende Cafeeira; o terceiro Princesinha do Vale e o último Academia Militar da Agulha Negras (Aman), Berço de Tradições. “Neste sábado estaremos fazendo o roteiro do Resende Histórico. O passeio inicia na Praça Oliveira Botelho, onde mostramos todo o complexo local. Em seguida subimos até a Praça do Centenário, descemos pela Câmara Municipal, passando pelo Museu de Arte Moderna (MAM) e seguimos para as Igrejas Nossa Senhora do Rosário e Alto dos Passos. Finalizaremos a caminhada no prédio da Casa de Cultura, conhecido como antigo presídio”, explica.
Quem quiser participar do Circuito Histórico de Resende, só entrar em contato, via WhatsApp com Marcos Iran no número (24) 98835-9812. Para participar da caminhada é solicitada um quilo de alimento não-perecível que será doado para a Instituição Filantrópica dos Vicentinos e uma contribuição em dinheiro, a partir de R$5 para ajudar o projeto.