Mais uma Campanha de Exames Preventivos acontece nesta quarta-feira, em Resende

0

RESENDE

Mais um mutirão da Campanha de Exames Preventivos 2021 será promovido nesta quarta-feira, dia 15, no horário estendido, das 17 às 21 horas, em 12 unidades de saúde do município. Os mutirões desta edição são realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de aumentar o número de preventivos feitos na rede pública. O horário estendido da campanha em prevenção ao câncer do colo do útero e de mama é mais uma oportunidade às moradoras da cidade que não conseguem ter tempo disponível para realizar os exames periódicos durante o expediente dos postos de saúde e policlínicas.

Até o balanço realizado no dia 1º, pela Secretaria Municipal de Saúde, a campanha já contabilizou 2.712 exames preventivos e 657 solicitações para mamografia no horário estendido.

Nesta edição, os exames devem ser agendados previamente, por ligação telefônica, em uma das unidades disponíveis em cada etapa. A marcação busca evitar aglomerações durante a pandemia do coronavírus (Covid-19), além de melhorar o fluxo dos atendimentos. As mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos, principalmente, aquelas com vida sexual ativa, são o público-alvo desta campanha.

Nesta quarta, a campanha ocorre nas Policlínica Manejo; Unidade Saúde da Família (USF) Cabral/Alambari; USF Paraíso; USF Itapuca; USF Grande Alegria; USF Centro; USF Jardim Alegria/Jardim Beira-Rio; USF Jardim Primavera; USF Liberdade; USF Novo Surubi; USF Surubi Velho e Clínica da Família.

O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande, reforçou que as mulheres devem continuar com os exames ginecológicos, que possibilitam o diagnóstico precoce de doenças, em dia durante esta pandemia. “O câncer de mama está na lista dos tumores mais frequentes entre as brasileiras; sua descoberta precoce eleva a chance de cura”, disse Vieira.

As mulheres devem comparecer ao posto de saúde ou à policlínica, a partir de agendamento confirmado pela equipe de saúde. Para a interessada ser contemplada nesta campanha, basta residir em Resende e apresentar a carteirinha do SUS (Sistema Único de Saúde), documento de identidade e CPF. No decorrer da campanha, as mulheres podem ser agendadas em unidades fora da sua área de cobertura da Estratégia Saúde da Família (ESF). Algumas etapas da campanha são esquematizadas para o atendimento das mulheres em suas unidades de referência.

error: Conteúdo protegido !