RESENDE
A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou mais um mutirão de cirurgia de pescoço e cabeça no sábado, dia 18, na Santa Casa. A ação, promovida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), beneficiou seis pacientes, que foram submetidos a intervenções na glândula tireoide. A cirurgia é o principal tratamento para quase todos os casos de câncer de tireoide, podendo remover parte ou toda a glândula (tireoidectomia).
Este é o segundo mutirão desta especialidade no município; o primeiro ocorreu no ano passado. Mais duas ações estão previstas para acontecer. O mutirão contou com uma equipe multiprofissional composta por 12 pessoas, duas cirurgiãs, duas auxiliares, dois profissionais de Anestesia, enfermeira e técnicos em enfermagem.
O prefeito, Diogo Balieiro Diniz, explicou a importância do mutirão de cirurgia de cabeça e pescoço no município. “A cirurgia de cabeça e pescoço envolve casos relacionados a tumores benignos e malignos da região da face, fossas nasais, seios paranasais, boca, faringe, laringe, tireoide, glândulas salivares, dos tecidos moles do pescoço, da paratireoide e do couro cabeludo. Neste sábado, seis pacientes foram operados devido a doenças diagnosticadas na glândula tireoide. Vale lembrar que a cirurgia é o principal tratamento para quase todos os casos de câncer de tireoide, podendo remover parte ou toda a glândula”, disse Diogo. Ele ainda informou que as cirurgias são totalmente gratuitas pelo SUS. “O encaminhamento para a cirurgia deve ser feito por um médico da rede pública de saúde, por intermédio dos postos de saúde, por exemplo. A Santa Casa já realizou mutirões de exames de raio-X, endoscopia, eletrocardiograma, histeroscopia, tomografia computadorizada com sedação e ultrassonografia na atual gestão. A unidade também promoveu mutirões para procedimentos cirúrgicos de colecistectomia, ou seja, retirada da vesícula biliar e hérnia, além de cirurgias plásticas reparadoras. Este ano, foi iniciado novo ciclo de mutirão de consultas de neurologia”, frisa.
MELHORIAS
O secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Tande, lembrou que a Santa Casa passou por grandes mudanças nos últimos anos. “Recentemente, a Nova Santa Casa recebeu obras de melhorias na rede de esgoto e na enfermaria, além de ter ganhado nova rampa de acesso à unidade. A mais nova intervenção está ocorrendo no setor que abrigará o serviço de internação de Saúde Mental. A reforma acontece na área anteriormente ocupada por uma área de raio-X e pelo setor de arquivos, em um total de 288m². O novo espaço contará com quartos, sala de atendimento psicológico, psiquiátrico individual e assistencial para pacientes e família”, enumerou o secretário acrescentando que desde o início da atual gestão em 2017, a prefeitura realizou uma verdadeira transformação na Santa Casa, com reformas na estrutura física e melhorias desde a aquisição de equipamentos de alta tecnologia até a troca do enxoval.