VOLTA REDONDA
Completando dois anos de funcionamento, o Hospital do Idoso de Volta Redonda, realizou somente este ano 7.379 consultas ambulatoriais, 359 internações e 839 cirurgias. De acordo com a direção, os serviços no hospital, desde a inauguração, vêm sendo ampliados para atender, cada vez mais e melhor, a população local com mais de 60 anos. Em média, são atendidos 780 pacientes mensalmente, entre consultas, cirurgias e internações.
Segundo infirmou o secretário Municipal de Saúde, Alfredo Peixoto, o funcionamento do Hospital do Idoso de Volta Redonda é garantido por uma equipe de 26 médicos, divididos em especialistas e cirurgiões, plantonistas e anestesistas; e outros 65 profissionais técnicos como enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativos. Os internados na unidade são pacientes referenciados pelo Hospital Municipal Munir Rafful, Cais Aterrado e Conforto, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Hospital Municipal São João Batista.
ATENDIMENTO HUMANIZADO
Explicou ainda o secretário que, o atendimento disponibilizado no Hospital do Idoso é humanizado, com profissionais qualificados e dedicados à profissão. Lembrou ainda que a hospitalização representa, para muitos idosos, um momento de fragilidade e de medo. “Para ajudar esse paciente a superar o sofrimento e a insegurança que a doença ocasiona, é necessária a atenção de uma equipe composta por vários profissionais que ficam atentos a uma série de alterações físicas, psicológicas e sociais que normalmente ocorrem nesses pacientes”, contou o secretário.
A unidade, que funciona na Rua Cento e Sessenta e Três, 44, no bairro Vila Santa Cecília, quase dobrou o número de leitos, passando de 18 para 32. É realizado na unidade serviço ambulatorial nas especialidades urologia, vascular e oftalmologia e ainda conta com Centro Cirúrgico com três salas cirúrgicas; além de sala de estabilização. O hospital oferece cirurgias vasculares, de urologia e cirurgias oftalmológicas.
EQUIPE MULTIDISCIPLINAR
O diretor do Hospital do Idoso, Aparício Bezerra Júnior, explicou que a unidade conta ainda com uma equipe multidisciplinar para fazer o acolhimento diferenciado ao paciente e ao familiar acompanhante. Disse que, “Quando o idoso chega ao Hospital do Idoso ele é acolhido pelo assistente social e o psicólogo, que cuidam tanto do paciente quanto do familiar. O idoso conta ainda com fisioterapeuta, fonoaudiólogo e dentista, que garante a assepsia para evitar infecções via oral”, informou o diretor, ressaltando que isso garante que o atendimento desse paciente seja realizado de forma integral, o que facilita muito o seu tratamento.