BARRA MANSA
Uma das festas mais tradicionais de Barra Mansa está chegando e a expectativa é que em quatro dias de evento, mais de seis mil pessoas compareçam a 25ª Festa do Trabalhador. O evento que acontecerá na Praça 1º de Maio, no bairro Vista Alegre, começa a ser realizado nesta sexta-feira, dia 28, a partir das 19 horas, e vai até segunda-feira, dia 1º. Com uma programação extensa que vai desde música sertaneja raiz até celebrações religiosas, as preparações estão a todo vapor.
O evento faz parte do calendário cultural do município e é promovido pela Associação dos Sertanejos de Barra Mansa e Região, com apoio da Fundação Cultura. A coordenadora da associação, Gina Mara Ferreira Modesto, conta como está a expectativa para o grande dia. “A festa do trabalhador é um evento familiar com shows, brincadeira, parques, feiras de artesanato, barracas típicas, entre outras atividades. Esse ano, em menos de um mês, conseguimos organizar tudo para que a festa aconteça. Estamos ansiosos para a abertura e esperamos que todos compareçam”, disse a coordenadora, acrescentando que a festa desse ano contou com a ajuda de várias personalidades.
“Além da prefeitura, temos como apoiadores vereadores e moradores do bairro e contamos com a ajuda dos patrocinadores, que são donos de comércio ou empresários de Barra Mansa”, falou.
O presidente da Fundação Cultura, Marcelo Bravo, explica que a festa já é uma tradição em Barra Mansa e que para isso, tudo precisa ser feito e pensado nos mínimos detalhes. “Essa festa é importante porque ela marca um dos traços da identidade cultural do barra-mansense, que é a moda sertaneja raiz e as culturas mineiras. A expectativa é fazer uma festa tradicional com todos os elementos que sempre foram fortes na Festa do Trabalhador como as celebrações religiosas, os shows musicais, a comida tradicional da festa popular de Barra Mansa e, sobretudo fortalecer a Associação dos Sertanejos que organiza esse evento desde sua primeira edição”, explicou o presidente.
Bravo ressalta ainda que para que a festa funcione a organização e a colaboração com a comunidade é fundamental. “Preparar uma festa tradicional é sempre uma grande responsabilidade porque a comunidade que participa já tem suas expectativas de reencontrar aquela comida e atração musical, então nós buscamos preservar o máximo as características da festa em relação à praça de alimentação, programação, os artistas contratados. Para isso e até mesmo a organização do trânsito, a relação com a comunidade é muito importante”, finalizou.
A programação religiosa da festa vai acontecer no dia 1º de maio, que é o Dia do Trabalhador, e será toda promovida pela Comunidade São José, incluindo o Terço dos Homens e a Missa Sertaneja. A programação completa com shows e premiações pode ser conferida em: https://curtlink.com/nUo2Ua.