Mais de dez mil pessoas baixam aplicativo do Posto Digital Detran.RJ em 24 horas de funcionamento

0

RIO DE JANEIRO

Mais de dez mil usuários baixaram o aplicativo do Posto Digital Detran.RJ nas primeiras 24 horas após o lançamento, mostrando a boa aceitação da iniciativa do Detran.RJ para facilitar a vida dos cidadãos do Estado do Rio. Tanto no celular quanto no site do departamento, o Posto Digital permite ao usuário se conectar ao sistema do Detran para obter dados sobre seu veículo e sua carteira de habilitação, verificar multas de trânsito e renovar documentos.
Desde ontem, o aplicativo ‘Posto Digital Detran.RJ’ pode ser baixado gratuitamente nas principais plataformas digitais (lojas Android e iOS).
“Dez mil pessoas instalaram o aplicativo logo no primeiro dia de funcionamento. O app faz parte de uma série de lançamentos de serviços digitais para melhorar a qualidade do atendimento aos usuários”, disse o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
Pelo aplicativo, o usuário pode solicitar a renovação ou a segunda via de sua CNH de forma simplificada, sem precisar agendar o atendimento em uma unidade do Detran.RJ. Pode acessar, também, sua carteira de habilitação digital, com a fotografia, o QR Code e todas as informações necessárias – como número de registro, a categoria e a data de validade. Este documento tem validade em todo o território nacional.
Na parte de veículos, é possível baixar o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos (CRLV-e), como é chamado o documento de licenciamento anual. Pode-se, também, dar início ao processo de transferência eletrônica da propriedade do automóvel e fazer emissão online da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e). Por fim, pode verificar se o IPVA, o DPVAT e a guia de licenciamento estão pagas ou em débito, e qual o ano do último licenciamento do veículo.
Como acessar o aplicativo
O aplicativo Posto Digital Detran.RJ está disponível na Play Store, para usuários do sistema Android, ou na Apple Store, para quem usa o sistema IOS. Para acessá-lo, o usuário precisa ser cadastrado no portal gov.br, do governo federal. Ele vai entrar com o login e senha usados no sistema gov.br, aceitar o Termo de Uso e Política de Privacidade e, depois, escolher o serviço desejado (Veículos, Habilitação ou Infrações).
O cadastro é gratuito, online, e poderá ser feito em poucos passos, de forma intuitiva. O aplicativo oferece os mesmos serviços existentes na versão do site do Detran.RJ, onde o Posto Digital é acessado através de um ícone encontrado logo na página inicial. É bom lembrar que o Detran.RJ já oferece, desde outubro de 2021, o aplicativo Identidade Digital RJ, para acesso da carteira de identidade no telefone celular.
Serviços disponíveis no Posto Digital Detran.RJ
HABILITAÇÃO

– Dá acesso à CNH digital, que pode ser apresentada às autoridades de trânsito em todo o território nacional, com a mesma validade da versão impressa. A CNH digital contém QR Code, para verificação de autenticidade, e permite a consulta do número de registro, da categoria e da data de validade do documento, além da data da primeira habilitação;
– O usuário também receberá notificações 90, 60 e 30 dias antes da data de vencimento; se a CNH ainda não tiver QR Code, os dados estão disponíveis, mas sem o espelho do documento;
– Permite solicitar a Renovação da Habilitação Simplificada, ou a Segunda Via da CNH, eliminando a necessidade de agendar o atendimento em um posto.
VEÍCULOS
– Informa se o IPVA e as taxas do veículo estão quitados ou em débito;
– Permite acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital (CRLVe), como é chamado o documento obtido no licenciamento anual do veículo. Pode ser apresentado em todo o território nacional;
– Informa se o licenciamento anual do seu veículo está atualizado e, além disso, emite uma notificação de vencimento do prazo de renovação do documento até 30 dias antes da data;
– Através do ícone “Intenção de Venda – solicitar”, permite dar início ao processo de transferência eletrônica da propriedade do veículo, nos casos de veículos com CRV digital; ou emite o ATPV-e, documento de intenção de venda.
INFRAÇÕES
– Permite consultar os pontos recebidos com infrações de trânsito nos últimos 12 meses e nos últimos cinco anos;
– Há ainda informações sobre as infrações mandatórias – como são chamadas as que, pela sua gravidade, são punidas com a suspensão da carteira, independentemente da soma de pontos alcançada pelo condutor;
– Permite consultar as notificações de infração recebidas, tanto por infrator quanto por cada um dos veículos;
– Dá acesso ao serviço de parcelamento de multas, feito por empresas credenciadas pelo Detran.RJ.

Deixe um Comentário