VOLTA REDONDA
Embora com a torcida de professores, familiares, amigos e guardas municipais, mais de dez estudantes deixaram de fazer, no último domingo, dia 21, a primeira fase da prova do Enem em Volta Redonda. O fato foi constatado em um dos locais de prova, no bairro Três Poços.
Todos os envolvidos se solidarizaram como puderam, mas não deu. Uma jovem passou mal chegando ao local, mas conseguiu auxílio, sendo carregada até o portão. “Essa solidariedade de todos que estavam ali, como mães, professores, guardas municipais, amigos e trabalhadores do local, de certa forma me fez acreditar que nem tudo está perdido. A humanidade tem jeito ainda”, destacou uma professora que estava no local.
Alguns jovens chegando a pé e outros saindo do carro às pressas, ainda assim não conseguiram, já que os portões foram fechados as 13h01min. “Até as 13h15min, ainda estava chegando candidatos”, comentou um dos pais, Antonio Marcos da Silveira. O congestionamento, o atraso dos ônibus e um acidente na única pista de chegada ocasionaram o atraso. “Poxa, desci do carro lá embaixo, corri, mas não deu. O trânsito parou”, disse João Marcos, ofegante.
Os voluntários que estão sempre acompanhando a chegada dos candidatos sugerem que no próximo dia 27, data marcada para a segunda fase da prova, cada um reorganize o seu tempo para estar no local com antecedência e também que a governança local para que avalie novas estratégias visando melhorar, adequar o trânsito e transporte, evitando assim tantos desencontros.